Diferentes sociedades têm dado várias respostas para a questão do surgimento do ser humano na terra. Uma delas foi elaborada pela tradição religiosa judaico-cristã e encontra-se na Bíblia. Vamos ler parte desse relato:
CRIAÇÃO DE DEUS CONFORME REGISTRADA NO LIVRO DE GÊNESIS, CAPÍTULO 1: 1, 3, 24, 26, 27.
1 - No princípio criou Deus o céu e a terra.
3 - E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
24 - E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
26 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
27 - E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
No texto bíblico está a ideia de que o ser humano é uma criação especial de Deus: ele foi criado à imagem de deus. Isso significa que ele não é apenas alguma coisa, mas alguém. Segundo essa visão religiosa, conhecida como criacionismo, o que diferencia o ser humano das demais criaturas vivas é a espiritualidade, que se manifesta no desenvolvimento de características como inteligência, vontade, sentimento, linguagem elaborada, imaginação artística e senso de moralidade.
EVOLUCIONISMO
A visão criacionista sobre a origem humana predominou nas sociedades ocidentais cristãs até o século XIX. Em 1859, após muitos anos de observações e estudos da natureza, o cientista inglês Charles Darwin (1809-1882) publicou o livro "A Origem das Espécies", na qual propôs o evolucionismo, teoria segundo a qual o ser humano e todos os seres vivos são o resultado de um longo processo de evolução. Para Darwin, o mecanismo biológico pelo qual as espécies mudam, evoluem e se diferenciam é a seleção natural, processo em que os seres vivos mais adaptados ao meio ambiente têm maiores chances de sobreviver e deixar descendentes.
A implicação da teoria evolucionista de Darwin é que o homem descende de algum animal semelhante ao macaco e não é produto de uma criação especial.
Nas sociedades cristãs do século XIX, a tese evolucionista provocou um forte Impacto. Darwin foi duramente criticado por religiosos e cientistas cristãos que não aceitavam a hipótese de os seres humanos terem parentesco com outras criaturas animais. Muitas pessoas até hoje se assustam com a falsa ideia de que os seres humanos descendem dos Macacos.
Na verdade, os cientistas que defendem a teoria evolucionista nunca afirmaram isso. Eles supõem que, em algum momento da evolução das espécies, as linhagens dos humanos e dos Macacos (chimpanzés, Gorilas etc.) compartilharam um ancestral comum. Imagina-se que os descendentes desse ancestral comum evoluíram por dois caminhos diferentes: um ramo gerou os macacos, outro ramo gerou os humanos. No entanto, não se deve pensar no caminho simples e direto, ao longo do qual nossos ancestrais progrediram, em linha reta, em direção aos seres humanos atuais. A situação assemelha-se mais a um palco no qual vários atores viveram um drama longo e complexo.
A) De acordo com o texto lido, o que você entendeu por criacionismo?
B) Segundo o texto, o que você entendeu por evolucionismo?
C) Qual é, para você, a maior diferença entre as explicações criacionista e evolucionista?
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
a )que deus e a rasao de tudo q deus eo criador do ceu ea terra b)muitas coisa
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás