Respostas
Resposta:
Entre 2003 e 2011, os Estados Unidos e seus aliados travaram uma guerra com o Iraque, que foi iniciada por motivações polêmicas: o governo norte-americano alegava que o regime do presidente iraquiano Saddam Hussein desenvolvia armas químicas e de "destruição em massa" — fato que nunca foi comprovado.
Causas
Desde o fim da invasão iraquiana ao Kuwait, em 1990, e da Guerra do Golfo, em 1991, o ex-presidente iraquiano Saddam Hussein ficou na mira dos Estados Unidos.
O governo norte-americano enxergava a política de Hussein como uma ameaça para a região do Oriente Médio e aguardava qualquer movimento em falso de Hussein para lançar uma nova guerra na região.
A resistência das tropas iraquianas, embora por vezes parecesse sólida, era desorganizada e fácil de penetrar pela máquina de combate dos Estados Unidos.
Dias depois, tropas britânicas aliadas tomaram controle de outras cidades importantes, como Al-Bashrah, até finalmente chegarem à cidade natal de Hussein, Tikriti.
O ditador foi capturado em dezembro e entregue às autoridades iraquianas no ano seguinte, sendo condenado à morte e executado em dezembro de 2006.
Resumo:
No dia 20 de março de 2003, contando com o apoio de tropas britânicas, italianas, espanholas e australianas, os EUA deram início à guerra do Iraque com um intenso bombardeio. Em pouco tempo, a força de coalizão conseguiu derrubar o governo de Saddam Hussein e instituir um governo de natureza provisória.
Espero ter ajudado!