• Matéria: Pedagogia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 4 anos atrás

Quando Manuel Pinto (1997) escreve: “o conceito de infância, contrariando ao que se passa ao nível do senso comum, está longe de corresponder a uma categoria universal, natural, homogênea e de significado óbvio”, está se referindo:

a) Aos processos de “valorização da infância e os estudos do processo de desenvolvimento e da socialização das crianças (...)” (Pinto, 1997, p.49).

b) Ao que chamamos de “estatuto social das crianças” que, entre os campos considerados, estão os “modos diferenciados como as crianças usam, se apropriam e atribuem sentido aos espaços, tempos, serviços e lógicas das instituições criadas pela sociedade adulta para a socialização dos mais pequenos” (Pinto, 1997, p.66).

c) À existência de “dimensões sociais” da infância, que inclui posicionamentos e concepções que foram construídos ao longo de diferentes contextos históricos, de relações sociais, econômicas, políticas e culturais, bem como de estudos de áreas diversas, como Psicologia, Antropologia, etc.

d) À construção histórica, uma vez que a criança já foi considerada como adulto em miniatura (Idade Média) e agora, com todos os estudos científicos, comparece na legislação como sujeito de direito, protagonista do ensino, que constitui cultura nas relações que trava com os adultos e com outras crianças.

e) À ideia de infância correlata a ideia de “família e demografia histórica” (Pinto, 1997, p.37).

Justifique a escolha da resposta

Respostas

respondido por: lukasfprudencio
6

Resposta:

b

Explicação:

A infância é constituída por diferentesclasses sociais, onde se é possível aformação de diversos tipos de caráter, personalidadee da oportunidade diferente para cadacriança, por influência do meio onde a mesma vive.

Perguntas similares