A., sexo masculino, 10 anos, estudante da 3ª série do ensino fundamental, com histórico de repetência escolar. Apresenta dificuldade de resolver problemas com outras crianças e se esquivava de interagir com crianças de sua idade. Não apresenta padrão de agressividade nas interações familiares ou sociais, mas tem episódios de vômito, sudorese, tremores, sentimentos de medo e ansiedade diante de situações de exposição a ambientes públicos. A mãe é rígida, utilizando-se na maior parte do tempo de práticas parentais coercitivas, tem expectativas elevadas diante do desempenho da criança, apontando alto grau de exigência em relação ao filho. Na análise funcional foi constatado que o comportamento da criança era mantido basicamente por reforçamento negativo devido ao grande número de situações aversivas do seu ambiente, além de comportamento governado por regras falsas.
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
A orientação de pais é imprescindível nesse caso para promover práticas parentais mais adequadas que valorizem o reforço positivo e a afetividade. Correto
b.
Por meio da linguagem empregada na descrição do caso é possível perceber que se trata de um estudo de caso de abordagem cognitivo-comportamental.
c.
A esquiva da criança em se relacionar com seus pares se deve, possivelmente, a um transtorno do espectro autista.
d.
Considerando o histórico de repetência da criança faz-se necessário avaliar se a criança apresenta transtorno de aprendizagem.
e.
A criança deve ser encaminhada para tratamento psiquiátrico visto que comportamento governado por regras falsas é um sintoma de psicose infantil.
crisbolos:
Letra A esta correta, corrigida delo AVA
Respostas
respondido por:
7
Letra A)
Explicação:
acho que é espero ter ajudado mais acho que esta errada
respondido por:
4
Resposta:
A orientação de pais é imprescindível nesse caso para promover práticas parentais mais adequadas que valorizem o reforço positivo e a afetividade.
Explicação:
É de se esperar que a criança sinta medo ao ser tratada com rigidez e cobranças excessivas, considerando-se ainda que este tratamento dispensado pela mãe deve ter ocorrido desde cedo.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás