como se calcular o volume?
Respostas
Resposta:
O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). No entanto, alguns materiais sólidos como os cones, cilindros, pirâmides e esferas possuem fórmulas próprias, uma vez que suas dimensões e formas são específicas
Resposta:
Explicação:
O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C).
No entanto, alguns materiais sólidos como os cones, cilindros, pirâmides e esferas possuem fórmulas próprias, uma vez que suas dimensões e formas são específicas.
Para calcular o volume de um cubo, por exemplo, precisamos multiplicar por três a medida do lado, uma vez que a figura possui três dimensões.
Assim, V = L x L x L ou V = L³
Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura. Ou: V = B x L x h.
O volume de um prisma qualquer, por sua vez, é dado pelo produto da área vezes a altura.
Desta forma: V = A x h.
Sendo que A é igual o cálculo da área da base. Assim, devemos observar primeiro o formato da base que sustenta o objeto. Se a base for triangular (3 lados) deverá ser utilizado o cálculo da área do triângulo, para posteriormente multiplicar o resultado pela altura.
Da mesma maneira, para obter o volume de um prisma quadrangular (quatro lados), pentagonal (5 lados), hexagonal (6 lados) ou octogonal (oito lados) deve ser realizado o cálculo da área do pentágono, hexágono e octógono, respectivamente, para só então multiplicar o resultado pela altura do objeto.
Para calcular o volume de um cone, por outro lado, devemos multiplicar π (Pi) pelo raio ao quadrado, vezes a altura, dividido por 3.
Enquanto no volume da pirâmide é calculado o valor da área da base, vezes a altura, dividido por 3. Sendo que a cálculo da área da base depende do formato da figura.
O volume do cilindro, por outro lado, se dá pelo cálculo de π (Pi), vezes o raio ao quadrado, vezes a altura.
Por fim, para obter o resultado do volume de uma esfera devemos multiplicar 4 vezes π (Pi), vezes o raio ao cubo, dividido por 3.
Suponhamos que o raio da esfera meça 3 cm. Qual será o valor do volume?
Para tanto, V= 4 x π x R³ = V= 4 x 3,14 x 3³ = V= 113, 04 cm³
_______________ _______________
3 3