Aristóteles, filósofo grego, propôs um discurso sobre ética no qual priorizava a busca pela eudaimonia. Acerca dessa reflexão, assinale a alternativa correta. *
10 pontos
a) A Eudaimonia consiste na boa vida, ou vida feliz, podemos adquiri-la ao desprezar os bens sociais e racionais mantendo apenas os bens materiais.
b) O bem é a ação exercida de acordo com o vício moral.
c) O justo meio aristotélico é exato, pois se pendermos um pouco mais para um extremo ou para outro, cairemos no vício.
d) Para Aristóteles agir virtuosamente é encontrar a mediania entre dois extremos.
e) O hábito não é importante na construção da virtude para Aristóteles
Respostas
Explicação:
Para Aristóteles a felicidade está ligada à atividade humana, sendo um tipo de atividade em conformidade com a “reta razão” e com a virtude (areté). Isso quer dizer que a vida virtuosa é racional. A felicidade implica a educação da vontade em conformidade com os princípios racionais da moderação e, finalmente, está fundamentalmente ligada à política, uma vez que o homem é definido como animal político e sua conduta ética tem expressão na pólis e a partir dela é julgada. É na sociedade – na pólis – que os homens podem alcançar o bem supremo: a felicidade, daí porque, em Aristóteles, ética e política são inseparáveis. “A política que também é uma ciência prática não se dissocia da ética, elas apenas se diferenciam pelo fato de a primeira apresentar uma dimensão social, coletiva.