e possivel estabelecer uma relaçao entre a revoluçao pernambucana de 1817, a confederaçao do equador de 1824 e a praieira em 1848
Respostas
Sim, as três revoltas tinha muitos interesses em comuns, de certa forma uma era a continuação da outra, já que os problemas não tinham sido solucionados. Expressavam a defesa de ideias liberais: o federalismo, a liberdade religiosa e de imprensa, o fim do domínio comercial dos portugueses, além de protestar contra o descaso do governo com a crise econômica no Nordeste (do açúcar e algodão).
Era uma tradição pernambucana de se libertar da opressão, influenciados por exemplos, por sociedades maçônicas e alguns colégios, que divulgavam o iluminismo. Seja contra os abusos do governo português (em 1817) ou do governo brasileiro (Constituição de 1824: Poder moderador, Senado vitalício, unitarismo). As revoltas de 1817 e 1824 desejavam o separatismo (independência) com um governo republicano e a união das províncias nordestinas. Já a revolta de 1848, era contra o domínio dos comerciantes portugueses e dos fazendeiros na política da província, de caráter mais democrático.