29. Qual agente etiológico e modo de transmissão do botulismo ?
30. Quais o sintomas e tratamento para o botulismo ?
31. Qual agente etiológico e modo de transmissão do meningite bacteriana ?
Respostas
Resposta:
29 resp :
O agente etiológico é a bactéria Clostridium botulinum
30 resp:
Os sintomas do botulismo variam de acordo com o tipo de infecção da doença. No entanto, os sintomas mais comuns da doença, de forma geral, são: dores de cabeça;vertigem;tontura,sonolência;visão turva;visão dupla;diarréia;náuseas;vômitos;dificuldade para respirarar paralisia descendente da musculatura respiratória, braços e pernas comprometimento de nervos cranianos; prisão de ventre; infecções respiratórias.
tratamento:
O êxito do tratamento do botulismo está diretamente relacionado à precocidade com que é iniciada e às condições do local onde será realizada. O tratamento deve ser realizado em unidade hospitalar que disponha de terapia intensiva (UTI), tendo em vista que diminuem as chances de óbito nesse tipo de unidade.Basicamente, o tratamento da doença apóia-se em dois conjuntos de ações: tratamento de suporte e tratamento específico.
a) Tratamento de suporte: as medidas gerais de suporte e monitorização cardiorrespiratória são as condutas mais importantes no tratamento do botulismo;
b) Tratamento específico: visa eliminar a toxina circulante e a sua fonte de produção, o C. botulinum, pelo uso do soro antibotulínico (SAB) e de antibióticos.
Antes de iniciar o tratamento específico, todas as amostras clínicas para exames diagnósticos devem ser coletadas.
31 resp:
Existem três principais agentes etiológicos causadores da meningite bacteriana: Neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae
transmissão:
Geralmente, as bactérias que causam meningite bacteriana se espalham de uma pessoa para outra por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta.
Explicação: