• Matéria: Biologia
  • Autor: eki4nhamarilisaagao
  • Perguntado 9 anos atrás

A quantidade de vapor de água contido no ar que respiramos e de grande importância para a manutenção de nossa saúde. Considerados adequados e outras considerados inadequados pela organização quais são esse valores e quais são os prejuízos causados a saúde quando eles não estão adequados


4EverClarinha: Desculpe não entendi direito a pergunta
4EverClarinha: Ha, você quer saber quais vapores do ar são prejudiciais a saúde?
estefannesantos: essa pergunta se refere as umidade do ar ?

Respostas

respondido por: 4EverClarinha
41
Chamamos de umidade relativa do ar a quantidade de vapor d'aguá contido na atmosfera em relação a quantidade máxima suportada nessa mesma temperatura.
Monitorá-la é importante pois pode afetar a saúde do organismo de todos os seres vivos.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) os níveis de umidade relativa do ar para seres humanos está em torno de 40% a 70%.
Acima desse valor máximo o ar fica saturado de vapor d'aguá e a nossa transpiração fica mais lenta, pois precisa de mais calor para evaporar.
Abaixo desso valor mínimo recomendado os poluentes se dispersam com maior dificuldade, ocorre ressecamento das mucosas das vias aéreas tornando as pessoas vulneráveis a patologias causadas por vírus ou bactérias além de ressecar a pele, os olhos e favorece surgimento de alergias, asma e bronquite.

Perguntas similares