• Matéria: ENEM
  • Autor: brunituty3591
  • Perguntado 4 anos atrás

1 - a revolução francesa teve início quando os estados gerais (assembléia geral do reino), reunidos em maio de 1789, foram ameaçados de dissolução por parte de luís xvi. o terceiro estado, formado pelos representantes da burguesia, dos camponeses e dos "sans-culottes" (artesãos e aprendizes), reuniu-se em separado e auto-proclamou-se, em julho de 1789, assembléia nacional constituinte. entre as medidas tomadas por essa assembléia, não se inclui a:


gracielem816: vc pode marcar melhor reposta e me seguir eu agradeço e vou ajudar vc sempre que eu puder OK ♥️❄⚘

Respostas

respondido por: gracielem816
6

Resposta:

aprofunda o absolutismo político e aumenta os privilégios do clero e nobreza.

Durante a Assembleia Nacional Constituinte, resultado da Revolução Francesa, houve a discussão sobre diversas pautas do direito do povo, entre elas estavam pautas voltadas para:

A) abolição dos deveres dos camponeses com o clero e o fim da servidão.

B) aprovação da Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão.

C)instituição do direito à igualdade perante a lei.

Mas não contava nenhuma pauta sobre o aumento do absolutismo político e nem sobre o aumento dos privilégios do clero e da nobreza.

Na realidade, as pautas principais descentralizavam o poder politico, dificultando que apenas um ente tivesse poder demais sobre os outros.

Outro ponto importante foi a diminuição dos privilégios do clero e da nobreza.

O excesso de privilégios do clero e da nobreza sobre o povo francês foi o principal gatilho da revolução, da mesma forma como as demais revoluções ao longo da historia.

Perguntas similares