11. Qual a diferença entre dissipadores heat-pipes e vapor-chambers?
Respostas
Resposta:
Resumo sobre Heat-Pipes e Vapor Chambers
Indrodução (Heat-Pipes)
Apesar de seu uso crescente e da sua função essencial em muitos sistemas de refrigeração, os heat-pipes são uma tecnologia frequentemente incompreendida.
Conceito
Um tubo de calor é um dispositivo de transferência de calor que combina os princípios de condutividade térmica e transição de fase para transferir calor efetivamente entre duas interfaces sólidas.
Utilização
Os heat-pipes são usados como sistemas de transferência de calor, levando o calor da base (quente), até o dissipador (frio), usando uma pequena quantidade de líquido (geralmente uma mistura de água com etanol ou metanol) que é perpetuamente evaporado e condensado, criando a troca. Isso explica como eles podem ser tão eficientes, já que líquido e vapor permitem transportar o calor de uma forma muito mais eficiente que uma barra sólida de metal.
Indrodução (Vapor Chambers)
Em seguida temos os Vapor-chambers, que são basicamente heat-pipes achatados, que funcionam basicamente da mesma forma, mas oferecem uma flexibilidade maior, podendo ser usados em situações onde não seria possível acomodar tubos do diâmetro de um canudo, como no caso de muitos designs de coolers para GPUs e servidores, onde o vapor-chamber é usado para fazer a junção entre a base e as aletas do cooler
Conceito
Os vapor chambers são os recipientes ocos cheios de um líquido de arrefecimento que se evapora e circula no interior do recipiente.
Utilização
O Vapor Chambers tem unicamente a função de transportar o calor, mas ele o faz de forma muito mais eficiente que uma simples camada de cobre sólido, o que explica o uso em designs para TDPs elevados.
Diferença entre o Heat-Pipes a o Vapor-Chambers
A diferença é que em vez de um tubo temos um quadrado muito fino. Entre o heat-pipes e o vapor-chambers a questão central é o formato do cooler: se você tem espaço suficiente para acomodar tubos, os heat-pipes são a solução mais barata.
Alguns acham que eles são meros tubos de cobre sólido, enquanto outros entendem que eles são baseados na evaporação de fluídos, mas não sabem explicar exatamente como isso acontece. Além de oferecerem uma eficiência impressionante em relação ao transporte do calor (cerca de 100 vezes mais do que um condutor sólido), os heat-pipes oferecem algumas possibilidades interessantes, como o fato de continuarem a funcionar mesmo quando montados de lado ou até mesmo de ponta-cabeça. Além deles temos os vapor-chambers, que apesar do formato diferente são baseados no mesmo princípio.
E esse foi meu resumo, espero que tenha entendido, compreendido, acertado e gostado !