O SURGIMENTO DO SER HUMANO E OS PERÍODOS PRÉ-HISTÓRICOS As teorias mais conhecidas: O Criacionismo é a teoria ou crença religiosa na qual a humanidade, toda a vida na Terra e no Universo são frutos da criação de um ser sobrenatural. Essa teoria parte do pressuposto de que essas criações não estariam sujeitas a evoluções ou transformações.
EVOLUCIONISMO: Segundo alguns historiadores, até 1859, apenas livros religiosos, como a Bíblia, davam resposta a esse enigma, naturalmente em sua linguagem simbólica.
naturalista inglês Charles Darwin publicou seu livro "A origem das espécies", apresentando evidências de que
as espécies animais são capazes de modificações gradativas, ou de evolução, através do tempo, de modo que novas espécies possam surgir.
A mitologia grega:
atribui a origem do homem ao feito dos titãs Epimeteu e Prometeu. Epimeteu teria criado os homens sem vida, imperfeitos e feitos a partir de um molde de barro. Por compaixão, seu irmão Prometeu resolveu roubar o fogo do deus Vulcano para dar vida à raça humana. Já a mitologia chinesa atribui a criação da raça humana à solidão da deusa Nu Wa, que, ao perceber sua sombra sob as ondas de um rio, resolveu criar seres à sua semelhança Assim, as religiões do mundo irão construir sua própria teoria criacionista. Na civilização grega, foi com os Titãs que se deu a origem do homem, moldado em barro, como na narrativa bíblica, na qual o homem teria sido criado após o céu e terra.Vale destacar que três importantes religiões monoteístas possuem suas versões criacionistas e são amplamente aceitas pela população: o judaísmo, cristianismo e islamismo. De um modo geral, todas as civilizações buscam ou buscaram dar conta da origem do Homem e do Universo e cada uma possui uma versão sobre o tema.
PRÉ HISTÓRIA: A Pré-História é o período que acompanha a evolução da Terra, do homem e todos os seres vivos. O estudo da Pré-História permite-nos acompanhar o desenvolvimento e a evolução dos primeiros hominídeos até o surgimento de ferramentas que possibilitaram o aperfeiçoamento no estilo de vida dos seres humanos.
A Pré-História tem como ponto de partida o surgimento dos primeiros hominídeos e encerra-se quando é desenvolvida a primeira forma de escrita pela humanidade . marco que aconteceu entre 3500 a.C. e 3000 a.C. Esse período é dividido, basicamente, em Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
DIVISÃO DA PRÉ HISTÓRIA
O Paleolítico é conhecido também como Idade da Pedra Lascada porque os objetos utilizados pelos grupos humanos desse período, para sua sobrevivência cotidiana, eram produzidos desse material
O PALEOLÍTICO INFERIOR:
Tem como ponto de partida o momento em que os hominídeos desenvolveram a habilidade de produzir ferramentas para sua sobrevivência.
O Paleolítico Médio,
O Neandertal ficou muito conhecido por ser uma espécie de hominídeo com tamanho nferior a 1,70 m, por ter um corpo mais robusto e uma capacidade maior de reter calor nele. Ele viveu no mesmo período que o homo sapiens, já que este surgiu há 300 mil anos.
O Paleolítico Superior é a última fase do período Paleolítico e estendeu-se de 50000 a.C. até 10000 a.C. A quantidade de ferramentas utilizadas pelo ser humano era vasta, e foram encontrados machados, anzóis, agulhas, arpões, dardos etc. Além disso, a variedade de alimentos consumidos pelo homem aumentou e os grupamentos humanos foram tornando-se mais complexos.
NEOLÍTICO: O Neolítico é a última fase do período pré-histórico e estendeu-se de 10.000 a.C. até 3.000 a.C. Essas datas assinalam dois marcos importantes para a história do desenvolvimento humano. Primeiro, houve o surgimento da agricultura, um importante marco para a sobrevivência do homem e, por fim, houve o desenvolvimento da escrita.
IDADE DOS METAIS
A Idade dos Metais começou por volta do ano 6 mil a.C., logo após o período Neolítico, quando os grupos que eram nômades se tornaram sedentários graças à agricultura. A última fase da Pré-História ficou marcada pela formação dos primeiros aglomerados urbanos. Dentro da divisão dos períodos da Pré-História, a Idade dos Metais corresponde à sua última fase. Além de ser herdeira de todas as transformações ocorridas nos períodos anteriores, ela abriu caminho para o surgimento das primeiras civilizações da Antiguidade..
Trata-se de um período de transição e tem esse nome em função do uso dos metais na fabricação de armas e demais instrumentos usados no cotidiano. Foi nesse período que ocorreu o surgimento das primeiras cidades. A sociedade no final da Pré-História se organizava de forma complexa, com agricultores, pastores e o surgimento do artesão, que trabalhava com os metais. Os armamentos que tinham metais na sua fabricação foram as primeiras armas de guerra.
de acordo com este texto qual teoria o nascimento da humanidade originam se do sobrenatural?
Respostas
respondido por:
6
- Não, de acordo com texto tem vários fatos explicando o surgimento do ser humano.
EVOLUCIONISMO: resposta a esse enigma, naturalmente em sua linguagem simbólica.
naturalista inglês Charles Darwin publicou seu livro "A origem das espécies", apresentando evidências de que
as espécies animais são capazes de modificações gradativas, ou de evolução, através do tempo, de modo que novas espécies possam surgir.
A mitologia grega: a origem do homem ao feito dos titãs Epimeteu e Prometeu.
- Bom, não vou colocar tudo, resumindo o ser humano/ser vivo, não surgiu do nada. Cada religião te a explicação.
aparecidakethillin13:
obrigado !!!
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás