Sobre a questão social no campo, assinale a única afirmação correta.
A( ) O Brasil apresenta elevado número de trabalhadores rurais sem terra,
B( ) A reforma agrária ocorre com muita rapidez no Brasil.
C( ) As propriedades improdutivas não sofrem ocupações de trabalhadores sem terras.
D( ) Do ponto de vista social, a estrutura fundiária do Brasil não é problemática.
me ajudem por favor
Respostas
Resposta:
oi, boa noite
o item correto é o item;
(A) O Brasil apresenta elevado número de trabalhadores rurais sem terra,
pois, os trabalhadores realmente sofreram e sofrem bastante em relação a poucos terem muito (Fazendeiros e políticos, por exemplo) e muitos terem pouco ( agricultores, mão de obra braçal, operários, por exemplo).
o item (B) está incorreto, pois no Brasil, apesar de o Estatuto da Terra existir desde o ano de 1964, a reforma agrária pouco avançou nas últimas décadas. Na verdade, os pequenos avanços só se iniciaram a partir da década de 1990, quando houve um maior número de desapropriações de latifúndios improdutivos.
o item (C) também está incorreto, pois ouve sim um movimento que ficou conhecido pela ocupação de terras improdutivas, ocupadas por trabalhadores que não tinham terras, tendo como lema “Terra para quem nela trabalha” e “Ocupar é a única solução”. Seus membros montam assentamentos em terras que não estejam cumprindo sua função social.
o item (D) também está incorreto, pois a desigualdade estrutural fundiária brasileira configura como um dos principais problemas do meio rural, isso por que interfere diretamente na quantidade de postos de trabalho, valor de salários e, automaticamente, nas condições de trabalho e o modo de vida dos trabalhadores rurais.
Explicação:
Espero ter ajudado de alguma forma.