Na sociedade medieval, especialmente a partir do século XI, se desenvolveu o comércio. Isso se deve em grande parte as inovações tecnológicas na agricultura que possibilitaram o aumento da produção e a venda de excedentes (sobras) para as cidades. Nos burgos, cidades fortificadas por uma muralha, onde os artesãos podiam vender livremente seus produtos. Foram nesses espaços que surgiu a burguesia, importante grupo social da Idade Média. *
5 pontos
VERDADEIRO
FALSO
Respostas
Resposta:
verdadeiro
Explicação:
Essa afirmação é feita porque a maior parte da população vivia nos feudos, que eram grandes áreas cercadas e isoladas uma das outras, com uma economia quase auto-suficiente. Desse modo, costuma-se dizer que o comércio de produtos praticamente desapareceu no período medieval.
Resposta:
1) resposta c) Era predominantemente agrária. A atividade agrícola era a mais importante. O comércio era limitado, até o século XI, a curtas distâncias e era feito na base do escambo (troca). O dinheiro pouco circulava.
Explicação: A economia feudal era predominantemente agrária, assentada na produção agrícola. Os senhores feudais exploravam a mão de obra dos camponeses. O comércio era limitado, até o século XI, a curtas distâncias e era feito na base do escambo (troca). O dinheiro pouco circulava. Indústrias não existiam, o que existiam eram pequenas manufaturas.
2)a) eram associações que surgiram na Idade Média, a partir do século XII, para regulamentar as profissões e o processo produtivo artesanal nas cidades. As associações protegiam os associados contra a concorrência e os amparavam na velhice e na doença.
Explicação:
eram associações que surgiram na Idade Média, a partir do século XII, para regulamentar as profissões e o processo produtivo artesanal nas cidades. As associações protegiam os associados contra a concorrência e os amparavam na velhice e na doença.