O período da Primeira República (1889-1930) foi marcado por algumas revoltas que demonstraram uma insatisfação de algumas camadas da população com a elite brasileira. Alguns desses movimentos demonstravam claramente que as camadas mais baixas da população não se sentiam participantes realmente importantes da vida social. Era como se o Estado brasileiro não se importasse com esses cidadãos, excluindo-os do convívio social. Cite, entre as alternativas abaixo, qual a que indica um acontecimento que ilustra o que foi dito acima:
a)A Revolta da Vacina, que expôs todas as mazelas e diferenças sociais, causadas pela invasão perpetrada pelo Estado brasileiro na vida das pessoas, consequência indireta da própria exclusão social, que ficou mais evidente após a expulsão dos membros das classes sociais mais baixas do centro do Rio de Janeiro, propiciada pela Reforma Pereira Passos.
b)A Reforma Pereira Passos, que implementou uma política habitacional séria e voltada para o bem estar da população mais pobre da capital federal.
c)A instauração do primeiro código eleitoral brasileiro e a consequente universalização do voto, que permitiu um rígido controle social mas também possibilitou uma mudança radical na política brasileira.
d)A Revolta da Chibata que, implementada por oficiais brancos da marinha, conseguiu êxito ao combater a prática de castigos físicos na marinha brasileira.
Respostas
respondido por:
0
Explicação:
Examinando as figuras F, G, H e l inseridas no sistema de coordenadas da imagem, é possível afirmar que.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás