Por que a valorização da QUANTIDADE no positivismo científico tem relação com uma suposta neutralidade do sujeito em relação ao objeto?
Respostas
Resposta:
2 Tese da neutralidade metodológica: a ciência é neutra porque procede de acordo com o método científico, segundo o qual a escolha racional entre as teorias não deve envolver, e de maneira geral não tem envolvido, valores sociais.
O empirismo, enquanto obstáculo epistemológico ao desenvolvimento das ciências sociais, encarna-se em uma ideologia teórica — o positivismo. ... Na perspectiva positivista, essas condições dão a validade, a veracidade e objetividade dos resultados obtidos na pesquisa.
1 Tese da neutralidade temática: a ciência é neutra porque o direcionamento da pesquisa científica, isto é, a escolha dos temas e problemas a serem investigados, responde apenas ao interesse em desenvolver o conhecimento como um fim em si mesmo.
O desenvolvimento do conhecimento que os homens possuíam em relação à natureza provocou o salto de uma posição de submissão aos fenômenos naturais diversos, para uma posição de detenção de conhecimento sobre tais fenômenos e, consequentemente, de motivação na busca pelo domínio da natureza.