• Matéria: Filosofia
  • Autor: wellingtonboyzada
  • Perguntado 4 anos atrás

1º) Conforme estudos comprovados cientificamente apontam que as normas morais variam a depender da cultura e do período histórico. Também podem ser questionadas e destituídas”. Isso significa que:

a) Nós não podemos pensar sobre as normas morais que são impostas;

b) Nós temos que concordar com as normas morais porque são as normas da nossa cultura;

c) A moral é um conjunto de valores pelos quais as pessoas guiam seus comportamentos e, por isso, está sujeita a mudanças a depender do país e do momento histórico em que as pessoas estão inseridas.

d) Não agimos de forma “moral” se obedecermos às regras que a sociedade estabelece.
e) Moral é sinônimo de “ética aplicada”.

2º) Com base em estudos existe assimetria entre “moral” e “ética”?

a) Não podemos diferenciar, são palavras sinônimas.

b) Moral é um conjunto de valores, e Ética é a reflexão sobre esses valores.

c) Moral é a prática da Ética no nosso dia a dia.

d) Moral é sinônimo de “ética aplicada”.
3º) Diante dos estudos referente a essas termologia percebe-se que há diferenças entre ambas. O que que é ética? O que é moral? No encaminhamento dessas questões, precisamos voltar ao sentido originário da ética e da moralidade. Todas as morais, por mais diversas, nascem de um transfundo comum, que é a ética. Ética somente existe no singular, pois pertence à natureza humana, presente em cada pessoa, enquanto a moral está sempre no plural, porque são as distintas formas de expressão cultural da ética. Acerca desse assunto, analise os itens seguintes:

I – A ética se constitui como ciência da moral. A ética é teoria, parte do fato da existência da história da moral.

II – A esfera da ética é o campo de investigação da moral, área da filosofia que fundamenta as questões dos valores.

III – A moral é a área da filosofia que procura investigar todos os problemas apresentados pelo agir humano, relacionados com os valores éticos.
IV – Um dos grandes problemas da ética diz respeito à polêmica entre o relativismo moral e ética objetiva. Ou seja, os que defendem que os valores éticos são objetivos e universais e os que enfatizam que toda moral é relativa à determinada cultura.

V – A filosofia moral, mesmo sendo uma só em princípio, constituída de preceitos concretos, que orientam o comportamento humano e lhe dão forma, há de mudar conforme vai mudando o material histórico.

Estão CORRETOS:

a) I, II e V

b) II, III e V

c) I, IV e V

d) II, III e IV

e) I, III e V
4º) Percebe-se que a ética contemporânea, o sujeito não é mais um sujeito substancial, soberano e absolutamente livre, nem um sujeito empírico puramente natural. Ele é simultaneamente os dois, na medida em que é um sujeito Histórico social. Assim, a ética adquire um dimensionamento político, uma vez que a ação do sujeito não pode mais ser vista e avaliada fora da relação social coletiva. Desse modo, a ética se entrelaça, necessariamente, com a política, entendida esta como a área de avaliação dos valores que atravessam as relações sociais e que interliga os indivíduos entre si. O texto, ao evocar a dimensão histórica do processo deformação da ética na sociedade contemporânea, ressalta

a) os conteúdos éticos decorrentes das ideologias político-partidárias.

b) o valor da ação humana derivada de preceitos metafísicos.

c) a sistematização de valores desassociados da cultura.

d)o sentido coletivo e político das ações humanas individuais.

e)o julgamento da ação ética pelos políticos eleitos democraticamente

5º) Analise o seguinte caso hipotético ,uma pessoa vê-se forçada pela necessidade a pedir dinheiro emprestado. Sabe muito bem que não poderá pagar, mas vê também que não lhe emprestarão nada se não prometer firmemente pagar em prazo determinado. Sente a tentação de fazer a promessa; mas tem ainda consciência bastante para perguntar a si mesma: não é proibido e contrário ao dever livrar-se de apuros desta maneira? Admitindo que se decida a fazê-lo, a sua máxima de ação seria: quando julgo estar em apuros de dinheiro, vou pedi-lo emprestado e prometo pagá-lo, embora saiba que tal nunca sucederá.Dessa maneira com base no pensamento da moral kantiana, a “falsa promessa de pagamento” representada no texto.

a) assegura que a ação seja aceita por todos a partir da livre discussão participativa.

b) garante que os efeitos das ações não destruam a possibilidade da vida futura na terra.

c) opõe-se ao princípio de que toda ação do homem possa valer como norma universal.

d) materializa-se no entendimento de que os fins da ação humana podem justificar os meios.

e) Permite que a ação individual produza a mais ampla felicidade para as pessoas​

Respostas

respondido por: cs638718
0

Resposta:

é sobre oque esse tema não está bem esclarecido!(


wellingtonboyzada: ética e moral , filosofia
Perguntas similares