Diferentemente de outros organismos, os vírus são estruturas unicelulares obrigatórias que não se replicam individualmente. Eles infectam outras formas de vida (parasitando-os) para assim poder replicar seu material genético. As propriedades físico-químicas dos vírus os tornam capazes de infectar o organismo através de receptores de membrana específicos, presentes nas células hospedeiras. Se a maquinaria da célula consegue
não somente replicar o genoma viral, mas também ter como produto a montagem de partículas virais infecciosas, dizemos que essa célula é permissiva à replicação desse vírus. Vale salientar que o fato de uma célula replicar o genoma viral não significa que partículas virais infecciosas vão ser produzidas. O processo de infecção pode ser abortado a qualquer momento no ciclo de replicação, basta faltar algum componente celular necessário para tal. Em geral, após a liberação do genoma viral na célula (RNA ou DNA), as primeiras proteínas produzidas são aquelas que asseguram a replicação do genoma (não estruturais); as proteínas que integram a nova partícula viral sintetizada são produzidas em uma fase mais tardia e são chamadas proteínas estruturais.
Sobre as etapas de infecção viral, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.A adsorção é a primeira etapa da biossíntese viral (ou ciclo de replicação viral), na qual ocorre a ligação específica de uma ou mais proteínas virais com proteínas na superfície celular. As estruturas formadas por proteínas celulares que são reconhecidas pelas espículas virais são denominadas receptores – componentes que desempenham funções na célula, mas também são utilizados pelas partículas virais para esse primeiro contato vírus-célula.
b.O brotamento por sua vez, nem sempre causa prejuízo a célula hospedeira, os vírus que não são envelopados saem da célula sem romper a membrana plasmática, o que garante a integridade da célula hospedeira. Pode ser que esta célula seja induzida a apoptose, devido as substâncias produzidas pelo vírus durante o seu processo de multiplicação, mas esta não é uma via de regra.
c.A fase de liberação dos vírions do citosol da célula infectada pode ocorrer por lise celular ou brotamento. Sendo que a liberação por lise é mais comum nos vírus não envelopados, e acontece quando a membrana plasmática da célula infectada se rompe e consequentemente induz a morte da célula por necrose.
d.A penetração ou internalização é um evento que depende de energia e envolve a etapa de transferência do vírus para dentro da célula. Durante a adsorção, não há mudanças conformacionais nas proteínas virais receptores celulares possibilitam a entrada do genoma viral ou do nucleocapsídeo na célula.
e.Na morfogênese, fazem parte a automontagem, a maturação e a liberação do vírus das células infectadas. Após a síntese de proteínas iniciais, geralmente regulatórias, a transcrição do ácido nucleico e a síntese de proteínas não estruturais, as partículas virais começam a etapa de automontagem, um processo que culmina com a liberação dos vírion.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
alternativa B
Explicação:
o brotamento é um mecanismo de liberação que pode provocar pouco ou nenhum prejuízo à célula. fiquei em dúvida entre a B e C, mas acredito que seja a alternativa B.
respondido por:
1
Resposta:
A adsorção é a primeira etapa da biossíntese viral (ou ciclo de replicação viral), na qual ocorre a ligação específica de uma ou mais proteínas virais com proteínas na superfície celular. As estruturas formadas por proteínas celulares que são reconhecidas pelas espículas virais são denominadas receptores – componentes que desempenham funções na célula, mas também são utilizados pelas partículas virais para esse primeiro contato vírus-célula.
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás