1. Monte parágrafos com base nos assuntos a seguir:
a) O combate às epidemias no Brasil;
b) Obesidade no Brasil;
c) Aumento das DSTs entre jovens brasileiros;
d) O combate à depressão na sociedade brasileira;
e) A evasão escolar em questão no Brasil;
Respostas
Resposta:
A)Nas últimas décadas, historiadores estudaram as grandes epidemias que se abateram sobre a humanidade em momentos diferentes. Especificamente ao analisar como governos e populações reagiram à pandemia da chamada gripe espanhola, de 1918, é possível identificar medidas que são colocadas em prática hoje, comprovando a eficiência de medidas, como o isolamento social, quando não existem prevenção e tratamento específicos para a doença. O resultado do que fazemos agora para conter o coronavírus pode influenciar a maneira como lidaremos com novas epidemias no futuro.
B)O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, acaba de divulgar os dados da PNS 2019, a Pesquisa Nacional de Saúde que realiza em parceria com o Ministério da Saúde. Se, há 17 anos — na virada de 2002 para 2003 —, quatro em cada dez brasileiros apresentavam excesso de peso, a última informação é que agora são seis em cada dez brasileiros. Ou seja, cerca de 96 milhões de pessoas estão acima do peso no país — isto é, o resultado de seu IMC indica que elas estão na faixa de sobrepeso ou de obesidade.
C)As estatísticas mostram que os casos de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) entre os jovens brasileiros aumentaram, as DSTs mais comuns são AIDS, sífilis, herpes genital.
D)Destarte, o Governo Federal deve criar programas que incentivem o combate à depressão, promovendo a conscientização de que esta é uma doença que necessita de atenção e assistência da sociedade. Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas, e essas mudam o mundo.
E)A taxa de evasão escolar no Brasil é a terceira maior do mundo: em média, 24,1% dos alunos, como Gabriel, não concluem o Ensino Fundamental até os 16 anos. Em uma lista com os 100 países com melhor IDH no mundo, o resultado só não é pior que o da Bósnia e o das ilhas São Cristóvão e Névis, no Caribe.