UFV-MG) - A Constituição outorgada por D. Pedro I em 1824 continha uma inovação institucional que seria decisiva para o funcionamento do sistema político imperial: o Poder Moderador. Seguindo as recomendações do jurista francês Benjamim Constant, a Constituição do Império introduzia um quarto poder, para além da clássica divisão entre executivo, legislativo e judiciário. A principal consequência da introdução do Poder Moderador na ordem política imperial foi: a) permitir que o Imperador servisse de árbitro aos conflitos entre
Respostas
Resposta:
D
Explicação:
HISTÓRIA SEMANA 1
1__ b)(X) Havia uma divergência de opiniões entre os membros dos grupos políticos no Brasil em torno de seus projetos para o país, o que ocasionou uma série de atritos ao longo do período imperial.
2__ e) (X) o autoritarismo, a restrição à liberdade de imprensa, o fechamento da Assembleia Nacional Constituinte e a imposição da primeira Constituição.
3__ a) O sistema monárquico adotado pelo Brasil independente garantia poder ao governo para mantermos uma expansão territorial maior do que a maioria das repúblicas vizinhas surgidas na América Latina, além de mantermos uma continuidade, e não a ruptura com nossa metrópole (Portugal), mantendo um português no poder.
b) A adoção da monarquia favorecia a elite (fazendeiros, proprietários de escravos, grandes comerciantes) que mantinham seus interesses em alta, em função da continuidade, e não ruptura.
SEMANA 2
1__ a) (X) permitir que o Imperador servisse de árbitro aos conflitos entre liberais e conservadores, promovendo o revezamento das elites no poder Resposta:
Explicação: