Monte parágrafos com base nos assuntos a seguir:
a) O combate às epidemias no Brasil;
b) Obesidade no Brasil;
c) Aumento das DSTs entre jovens brasileiros;
d) O combate à depressão na sociedade brasileira;
e) A evasão escolar em questão no Brasil;
Respostas
Resposta:
a) Os historiadores podem cumprir um papel importante ao acompanharem de perto os fatos em torno do novo coronavírus. A compreensão que têm de epidemias do passado pode fornecer alertas importantes sobre como encarar o presente. Lembrada com frequência nas últimas semanas por guardar semelhanças com a pandemia do novo coronavírus, a epidemia de gripe espanhola de 1918 permaneceu esquecida por muitas décadas. Segundo estimativas, 500 milhões de pessoas foram infectadas, um terço da população mundial da época, causando a morte entre 25 milhões e 50 milhões de indivíduos, diz Bertucci, que estuda o contexto histórico da doença desde o doutorado.
b) A obesidade é a segunda causa de morte evitável no mundo, perdendo somente para o tabaco. No Brasil, mais metade da população tem excesso de peso e mais de 40 milhões sofrem de obesidade. Considerada uma doença crônica pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os pacientes obesos são alvo de estigmas e preconceitos por questões físicas, sem que sejam considerados possíveis portadores de várias comorbidades associadas ao excesso de peso.
c) Aumento dos casos de mulheres grávidas com sífilis, segundo dados do Ministério da Saúde, coloca à tona um problema a ser resolvido: o crescimento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, as chamadas DSTs, entre os jovens brasileiros. Nesse âmbito, as infecções sexualmente transmissíveis, por tempos, foram tratadas como doenças relacionadas à promiscuidade, já que elas estavam presentes principalmente no círculo de profissionais do sexo, que nem sempre utilizam preservativos nos atos sexuais. No entanto, cada vez mais, as DSTs atingem variados grupos, independente do poder aquisitivo, raça ou religião, o que causa certa preocupação na sociedade, visto que jovens estão se tornando alvo certeiro de tais infecções.
a. O combate às epidemias no Brasil acontece de maneira muito eficaz graças a extensa cobertura do Sistema Única de Saúde, que abrange todo o território nacional, e a política estatal de vacinação existente desde a criação do SUS.
b. A obesidade no Brasil não é um problema crônico como o que ocorre nos Estados Unidos, mas já acende um alerta nas autoridades brasileiras. São cerca de 40 milhões de pessoas que sofrem com a obesidade no país, que é categorizada pela OMS como uma doença crônica.
c. Os jovens brasileiros estão deixando de lado o uso de preservativos e as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) estão se proliferando pela país. Elas atingem diferentes grupos sociais e diferentes faixas socias, sem distinção.
d. A depressão é a doença que mais cresce no país. Com a pandemia e o isolamento, casos de depressão e outras doenças relacionadas à mente se tornaram motivo de preocupação para as autoridades médicas do país.
e. Durante a pandemia, os índices de evasão escolar aumentaram e preocupam educadores. A falta de acesso a infraestrutura de qualidade para o uso da internet é um dos motivos mais determinantes para o abandono escolar dos jovens.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/25234957