Leia atentamente o trecho de Aristóteles citado abaixo.
Como já vimos há duas espécies de excelência: a intelectual e a moral. Em grande parte, a excelência intelectual deve tanto o seu nascimento quanto o seu crescimento à instrução (por isto ela requer experiência e tempo); quanto à excelência moral, ela é o produto do hábito […]”.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
1. Assinale a alternativa que interpreta corretamente o trecho acima citado. *
1 ponto
a) As excelências intelectual e moral anulam-se respectivamente.
b) A excelência intelectual é positiva e a moral negativa.
c) A excelência moral é superior à intelectual porque é resultado do nascimento.
d) As excelências morais e intelectuais possuem, respectivamente, origem no hábito e na instrução.
Em relação à definição de Bem apresentada por Aristóteles, no Livro I da Ética a Nicômaco, considere as seguintes alternativas:
I. O Bem é algo que está em todas as coisas, sendo identificada nos objetos, mas não entre os homens.
II. O Bem é aquilo a que todas as coisas tendem, ou seja, o bem é definido em função de um fim.
III. O Bem é o meio para termos uma ciência eficiente e útil, tal como a arte médica será eficiente se tivermos o bem como meio de sua prática.
IV. O Bem é algo abstrato, de difícil acesso à compreensão humana.
2. De acordo com tais afirmações, podemos dizer que: *
1 ponto
a) As alternativas III e IV estão corretas.
b) Apenas a alternativa II está correta.
c) Todas as alternativas estão corretas.
d) Apenas a alternativa III está correta.
Respostas
Resposta:
1) letra D As excelências morais e intelectuais possuem, respectivamente, origem no hábito e na instrução.
2) letra B Apenas a alternativa II está correta.
1) As excelências morais e intelectuais possuem, respectivamente, origem no hábito e na instrução. Logo, a alternativa D é a correta
Para Aristóteles, agir de modo virtuoso é agir sem excesso e sem falta. Virtude (areté) consiste no termo médio entre duas tendências humanas opostas, o excesso e a falta.
Exemplos:
- coragem é o justo meio (mesotés) entre covardia e temeridade;
- temperança, entre abstinência e luxúria;
- reserva, entre timidez e autoconfirmação insolente;
- brincadeira, entre bufonaria e rudeza;
- liberalidade, entre avareza e prodigalidade.
Não se deve confundir esse meio-termo com mediocridade. O mesotés sempre visa a excelência, o bem supremo. Ser virtuoso significa, aqui, o mesmo de alguém virtuoso em violino ou algum instrumento: Aristóteles compara o exercício ético com o exercício da musica, a conseguir tocar de forma virtuosa. É um esforço de caráter, um hábito, uma disciplina que evita o excesso e a falta. Não é algo inato, é algo adquirido.
E há exceções: certas atitudes consistem em excesso por si: ações como adultério, assassinato, e paixões como inveja, malícia.
2) O Bem é aquilo a que todas as coisas tendem. É um fim, não um meio nem algo abstrato ou materialista. Logo, a alternativa B é a correta.
- A filosofia é um bem objetivo e constitui o fim metafísico do homem, ou seja, aquilo em que e pelo qual a essência do homem se realiza plenamente.
- A missão da nossa alma é alcançar a verdade, missão que só se realiza pela filosofia.
- A essência de uma coisa é também seu fim
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