• Matéria: Geografia
  • Autor: anaclarapascoal90
  • Perguntado 4 anos atrás

O desenvolvimento das atividades econômicas e a interiorização do território brasileiro fez com o que os colonizadores tivessem cada vez mais contato com os indígenas. O texto relata esse fato na Capitania de São Paulo.

Grandes bandeiras de apresamento do indígena adentram-se cada vez mais pelo sertão e, a partir de 1640, com a expulsão dos jesuitas da Capitania de São Paulo, um novo impulso de busca por novas tribos indígenas tem início, quando bandeirantes paulistas avançam pelo Vale do Paraíba. Novas Vilas são edificadas, como Taubaté, Guaratinguetá e Jacareí, tendo início um núcleo urbano que desencadeia o surgimento das demais cidades do Vale do Paraiba paulista.

A formação territorial do Brasil foi marcada por um contexto de grandes conflitos, a exemplo do que foi apresentado no texto. Sobre isso, compreende-se que

A. a interiorização do Brasil e o extermínio dos indígenas ocorreram pelas incursões oficiais dos bandeirantes.

B. a catequização e a escravidão são as razões que explicam por que não existem mais indígenas no Brasil.

C. bandeirantes e jesuítas rivalizavam, devido às diferentes visões que tinham sobre os indígenas.

D. o movimento dos bandeirantes costumava sair da Região Nordeste para capturar indígenas em São Paulo.​

Respostas

respondido por: catreinaldogabriel
3

Resposta:LETRA C

Explicação:O desbravamento e povoação dessas terras foram iniciados por expedições pioneiras chamadas de Entradas e Bandeiras. As Entradas geralmente eram expedições oficiais, ou seja, foram organizadas pelo governo da autoridade colonial. Já as Bandeiras tinham motivação particular, isto é, eram organizadas por colonos que se estabeleceram nos povoados.


catreinaldogabriel: BONS ESTUDOS
Perguntas similares
4 anos atrás