“Francis Bacon (1561-1626), com o seu lema ‛saber é poder’, critica a base metafísica da física grega e medieval e realça o papel histórico da ciência e do saber instrumental, capaz de dominar a natureza. Rejeita as concepções tradicionais de pensadores ‘sempre prontos para tagarelar’, mas que ‛são incapazes de gerar, pois a sua sabedoria é farta de palavras, mas estéril em obras’.” (Novum organum, Livro I, LXXI. In ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando. São Paulo: Moderna, 2009, p. 68). Sobre o pensamento de F. Bacon, assinale o que for correto. *
Ao defender a alquimia, F. Bacon valoriza aspectos mágicos da matéria, revelados pela ciência química.
O conhecimento dos estados da matéria possibilita o controle sobre os fenômenos da natureza, como controlar a evaporação, por exemplo.
Enquanto na Idade Média o saber contemplativo era privilegiado em detrimento da prática, F. Bacon valorizava a técnica de experimentação empírica.
Entre os conhecimentos práticos da filosofia de F. Bacon destaca-se a oratória, arte de utilizar técnicas de linguagem a fim de persuadir o espectador.
Em sua obra filosófica mais importante, “A poética da natureza”, F. Bacon descreve o modo pelo qual a mão de Deus permanece ativa sobre os fenômenos da natureza.
Respostas
respondido por:
2
Resposta: O conhecimento dos estados da matéria possibilita o controle sobre os fenômenos da natureza, como controlar a evaporação, por exemplo
Explicação: Primeiramente confia na mãe. Segundo, claramente ele era fã de avatar
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás