A corn snake (Pantherophis guttatus), também conhecida como cobra do milharal, tem a coloração da pele regulada pela interação de dois genes. A cor preta é determinada pelo alelo “A” enquanto o alelo recessivo “a” não produz esse pigmento. A cor laranja é determinada pelo alelo “B” enquanto o alelo “b” não produz esse pigmento. Animais que possuem as duas cores são chamados de selvagens. As cobras pretas produzem apenas o pigmento preto e as laranjas apenas o pigmento laranja. As cobras albinas não produzem nenhum dos pigmentos. Um macho alaranjado, duplamente homozigoto, foi cruzado com uma fêmea selvagem, diibrida. Qual a proporção esperada na cor dos possíveis filhotes?
Respostas
Resposta:1) c) Amarela: 3/16; Azul: 3/16; Branca: 1/16; Verde: 9/16.
"Fazendo o cruzamento para o primeiro par de genes temos: ¼ AA, 2/4 Aa e ¼ aa. O cruzamento para o segundo par de genes resulta em: ¼ BB. 2/4 Bb e ¼ bb. Para obtermos periquitos amarelos vamos considerar o genótipo A_bb (apenas um loci com alelo dominante), sendo, portanto, ¾ x ¼ = 3/16. Dessa forma os periquitos azuis serão os que tiverem o genótipo dominante para o outro alelo (aaB_), ¼ x ¾ = 3/16. As aves de cor branca devem ser duplo homozigotas recessivas (aabb), então ¼ x ¼ = 1/16. Já as aves verdes devem possuir ao menos um alelo dominante em cada loci (A_B_), sendo, portanto, ¾ x ¾ = 9/16. Sendo assim, o cruzamento de indivíduos duplo homozigotos resultará em 3 aves amarelas, 3 aves azuis, 1 ave branca e 9 aves verdes, e a alternativa correta é a letra C."
2) b) 50% selvagens e 50% alaranjadas.
"macho alaranjado duplamente homozigoto, possui genótipo aaBB e a fêmea selvagem diíbrida AaBb. Fazendo o cruzamento dos dois genes, obtemos o seguinte resultado: ½ Aa e ½ aa; ½ BB e ½ Bb. Sendo assim, as combinações possíveis, a partir desse cruzamento, são AaB_ (½ x 1 = ½) e aaB_ (½ x 1 = ½), portanto, 50% de probabilidade de filhotes selvagens e 50% de filhotes alaranjados. Alternativa correta letra B."
Resposta:
50% alaranjadas 50% selvagens
Explicação: