Respostas
Resposta:
1. Durma bem
2. Acorde cedo
3. Beba água
4. Pratique atividade física
rianças de 3 a 5 anos
Tempo: 180 minutos por dia
Passear de bicicleta, patinete ou patins
Brincadeiras ativas
Ir ao parquinho
Adolescentes
Tempo: 60 minutos por dia
Vôlei, futebol, basquete
Natação, dança, pular corda
Musculação
Adultos
Tempo: 150 minutos por semana
Exercício aeróbico
Musculação
Pilates e alongamento
Idosos
Tempo: 150 minutos por semana
Pilates
Natação
Musculação
Exercício aeróbico
5. Tenha uma alimentação saudável
Comer saudável é capaz de blindar o coração contra infarto e prevenir diabetes. Inclua no seu plano alimentar grãos integrais, frutas, castanhas, vegetais, carnes magras, leite desnatado, iogurte, sementes em geral e azeite. Adicione nas refeições alimentos antioxidantes e com elevado teor de fibras. Evite refrigerante, sal, carboidratos refinados (arroz branco e biscoitos), alimentos gordurosos e doces.
O consumo de alimentos ultraprocessados, como salgadinhos, refrigerantes, achocolatados e biscoitos, não é nada benéfico para o corpo. Essa foi a conclusão de um estudo francês com mais de 100 mil participantes. A pesquisa mostrou que a ingestão desses alimentos está associada ao maior risco de doenças cardiovasculares.
Uma dieta balanceada contribui para uma rotina saudável e os benefícios virão a médio e longo prazo.
rotina-saudavel
Alimentação balanceada blinda o coração contra infarto.
6. Reserve um tempo para a família
Encontre uma brecha na agenda para ficar com a família. Se tiver filhos, faça programas divertidos ao ar livre ou envolva as crianças no preparo de uma receita saudável. Elas vão adorar!
No fim de semana, que tal saírem para uma volta de bicicleta no parque? É um programa que permite interação completa da família, além de estimular a prática de atividade física nas crianças desde cedo.
Outra dica é auxiliar as crianças todos os dias nas tarefas da escola ou simplesmente sentar para conversar ao redor da mesa de jantar. Esses minutos diários com a família serão recompensadores.
7. Relaxe
Dê uma pausa nos compromissos diários para relaxar um pouco. Isso pode acontecer com a leitura de um livro, meditação, alongamento, um passeio no parque, o aprendizado de algo novo e com a maratona de uma série. Enfim, encontre uma atividade para se desligar da rotina.
Reserve esse momento para recarregar as energias, fazendo com que o retorno ao trabalho seja mais produtivo e cheio de ideias novas. Por mais simples que pareça, é uma atitude que fará diferença na construção de uma rotina legal.
8. Diminua o café (ou aumente o chá)
Embora a cafeína seja aliada no combate ao cansaço, o consumo em excesso pode causar danos à saúde. Estudiosos apontam que o indicado é ingerir até três xícaras de café por dia, apenas. Quantidades maiores tendem a provocar dores de cabeça, insônia, gastrite, irritação e complicações cardíacas.
Segundo a EFSA (sigla para Autoridade Europeia de Segurança Alimentícia), doses de 75 mg a 300 mg de cafeína por dia são capazes de aprimorar o rendimento em atividades físicas e intelectuais; o equivalente entre meia e três xícaras de café por dia.
Explicação: