Podemos dizer que a Idade Média é um somatório de culturas. Explique quais culturas influenciaram na maneira de pensar dos europeus da Idade Média
Ajudaaaa pfv
Respostas
Resposta:
A Cultura Medieval é caracterizada pela influência da Igreja Católica sobre as culturas greco-romanas e germânicas durante a Idade Média. Nesse contexto, entende-se como cultura todas as atividades relacionadas à educação, à ciência, à filosofia, à arquitetura e à música, entre outros elementos.
A Idade Média (476-1453), também chamada de Idade das Trevas, por muito tempo foi vista como uma época de atraso cultural devido, principalmente, a interferência da igreja na produção científica. A visão negativa também advém das várias guerras, doenças e desigualdades sociais que ocorreram.
Contudo, atualmente essa conotação negativa não é tão utilizada. A ideia de escuridão tem sido desmitificada aos poucos por alguns historiadores do século XX, que reconheceram que houve sim produção de conhecimentos que contribuíram para a Cultura Medieval.
O crescimento da Igreja Católica na Idade Média
A Igreja Católica é uma das instituições religiosas mais antigas da humanidade, com mais de 2 mil anos e 1,2 bilhão de fiéis no mundo, segundo informações do Anuário Pontifício 2018. A instituição se fortaleceu a partir do século IV, quando passou a ser tolerada pelo Império Romano e mais tarde, no governo de Teodósio se tornou a religião oficial do Império.
Ao longo dos séculos, a Igreja acumulou muitos bens. Nos séculos XVII e IX, durante o processo de expansionismo do Império Carolíngeo, a Igreja Católica foi agraciada com as terras da Península Itálica, fruto das conquistas de Pepino, o Breve.
Essas terras administradas pela Igreja Católica formaram os Estados Pontífices, cujo líder maior, o Papa, tinha o domínio espiritual e terreno da região. Abaixo dele estava o sacerdote, e seguindo a hierarquia, o bispo e o arcebispo.