6. Por que a tragédia Antônio José ou O Poeta e a Inquisição foi um marco importante
para o teatro popular brasileiro?
R:__________________________
7. Sobre as obras de Ariano Suassuna, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma
característica da sua arte teatral.
a) Produção letrada.
b) Linguagem popular.
c) Regionalismo e religiosidade.
d) Cultura sulista.
8. Como é chamada a pessoa responsável em elaborar um texto com o objetivo de
transportá-lo para os palcos?
a) Dramaturgo.
b) Diretor teatral.
c) Ator ou atriz.
d) Assistente técnico.
Respostas
Resposta:
6- Por que o drama foi encenado por uma associação verdadeiramente brasileira, com atores e intenções nacionalistas liderado pelo ator João Caetano.
Explicação:
espero ter ajudado
6. As peças teatrais de cunho trágico "O Poeta" ou "Antônio José" e a "Inquisição" foram um marco importante na cultura brasileira, pois foram dramas encenados por uma associação verdadeiramente brasileira, com atores e intenções nacionalistas liderado pelo ator João Caetano.
7. A. As obras de Suassuna são regionalistas e contemplam a cultura nacional. Possuem uso da variante da Língua Portuguesa e um exemplo de obra do autor é "O Auto da Compadecida".
"O Auto da Compadecida", obra de Ariano Suassuna, passa-se na década de 1930, na Paraíba, e conta a história de João Grilo e de Chicó, seu amigo, personagens principais.
Com uma sátira divertida e fazendo referência à pobreza nordestina, Suassuna pensa os personagens, especialmente João Grilo, como uma figura ingênua e que, mesmo cometendo alguns pecados na terra e indo para o Purgatório, ele volta à vida pela ordem da Virgem Maria, pois sua vida, segundo Ela, é sofrida e seus pecados não chegam nem perto de trazerem algum mal efetivo na Terra.
A história "O Auto da Compadecida" traz consigo reflexões importantes sobre a vida no sertão nordestino, a desigualdade social, a religião verdadeiramente praticada e como a fé e a esperança são caminhos para facilitar as experiências ruins na vida e mitigá-las.
8. A. A função do dramaturgo é escrever textos e histórias com a finalidade de transpô-los aos palcos. Por ser uma tarefa não tão simples, o dramaturgo, além de ter uma visão ampla, ele usa da criatividade e das suas habilidades para fazer com que o enredo seja transferido para os palcos.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/36373462