• Matéria: Física
  • Autor: jalissomdanielosuhbf
  • Perguntado 4 anos atrás

1 - Para que uma partícula possa estar em um Movimento Retilíneo Uniforme a sua velocidade deve ser: a) Igual a das outras partículas? b) Diferente das outras partículas? c) Variável? d) Constante? e) N.d.a. 2 - Durante uma viajem da cidade de Jandaíra para a cidade de Natal, Luciana perguntou a seu pai qual seria o tempo da viajem. Seu pai falou que a distância sendo de 130 Km a viajem iria durar aproximadamente 2h e 30 min. Luciana quer saber qual a velocidade do carro durante o trajeto. a) 100 Km/h b) 52 Km/h c) 80 m/s d) 120m/s e) 80 Km/h 3 - Durante uma aula de educação física os alunos de uma determinada escola correram durante 15 min sem parar, ao final da aula eles descobriram que a velocidade média desenvolvida foi de 3 m/s. Determine a distância percorrida por esses alunos. a) 45 m b) 2700 m c) 1000 m d) 80 m e) 1500m 4 – Se um objeto desenvolve uma velocidade de 90 Km/h durante 30 min, então a distância percorrida por este objeto é: a) 90 Km b) 180 Km c) 45 Km d) 50 Km e) 75 Km 5 – Um determinado trem de passageiros possui um tamanho total de 130 metros e está viajando em uma ferrovia com uma velocidade de 72 Km/h. Quando o trem começa a passar por um túnel que possui um comprimento de 250 metros. Determine o tempo que o trem levará para passar totalmente pelo túnel. a) 19 s b) 50 s c) 38 s d) 60 s e) N.d.a.


elicarlosalexandre89: Mais detalhes

Respostas

respondido por: luandoasantos5
1

Resposta:

tem agumal foto!!!!!?!!!!


jalissomdanielosuhbf: Vou ajeitar aqui perai
luandoasantos5: ta
respondido por: aochagas
0

As alternativas tratam sobre Movimento Retilíneo Uniforme (MRU), onde a taxa de variação do espaço é contante, o que chamamos de velocidade.

1) (ALTERNATIVA D) Para que uma partícula esteja em MRU, ela deve ter a sua velocidade constante por todo trajeto ou nula, essa é a premissa do MRU.

2) (ALTERNATIVA B) Quando a velocidade se mantém constante, podemos utilizar a fórmula da velocidade média, dada por:

                                         v=\frac{\Delta s}{\Delta t}

Onde:

  • v é a velocidade média [km/h]
  • s é a posição ou espaço ou distância percorrida [km]
  • t é o tempo [h]

*Utilizamos o símbolo Δ (letra grega Delta) para indicar variação, calculamos essa variação pela diferença entre posição final e posição inicial, o mesmo se aplica ao tempo.

Logo:

Veja que 2 h e 30 minutos são o mesmo que 2,5h.

v=\frac{\Delta s}{\Delta t}\\ \\ v=\frac{130}{2,5} \\ \\ v=52km/h

3) (ALTERNATIVA B) O mesmo da questão anterior pode ser aplicado nesse exercício.No caso a velocidade é dada em m/s, a distância em metros e o tempo em segundos.

Para transformar minutos em segundos, basta multiplicar por 60.

t=15 min (900 s)\\\\ v=3m/s\\\\ v=\frac{\Delta s}{\Delta t} \\ \\  3=\frac{\Delta s}{900} \\ \\ \Delta s=2700m

4) (ALTERNATIVA C) Quando recebemos uma velocidade em km/h, podemos inferir que a cada uma hora ele caminha a km dada. Nesse exercício é dado que um objeto está a 90km/h, e desenvolve essa velocidade por 30 minutos (meia hora), então podemos afirmar que ele percorre metade desses 90km, 45 km.

5) (ALTERNATIVA A) Esse exercício trata sobre corpo extenso.

Um corpo extenso é um objeto, uma material, que para cálculos não podemos desconsiderar suas dimensões. Quando consideramos um objeto um corpo extenso, devemos considerar a sua altura, largura, comprimento, massa.

Logo, ao atravessar uma ponte, esse trem dese percorrer 130 metros, mas para atravessar por inteiro ele também deve percorrer 250 metros da sua extensão. Então ele deve percorrer um total de 380 metros.

*Para transformar km/h em metros por segundo, devemos dividir o km/h por 3,6. Então 72km/h equivalem a 20m/s.

20=\frac{380}{\Delta t} \\ \\ \Delta t=\frac{380}{20} \\ \\ \Delta t= 19s

Veja mais sobre corpos extensos em: https://brainly.com.br/tarefa/39914641

Anexos:
Perguntas similares