A declaração de vontade é elemento estrutural ou requisito de existência do negócio jurídico. Para que este seja válido, todavia, é necessário que a vontade seja manifestada livre e espontaneamente. Pode acontecer, no entanto, que ocorra algum defeito na sua formação ou na sua declaração, em prejuízo do próprio declarante, de terceiro ou da ordem pública. (FONTE: Gonçalves, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro, volume 1. 15. ed. – São Paulo: Saraiva Educação, 2018, p. 196)
Considerando os vícios de consentimentos dos negócios jurídicos, analise a seguinte situação e assinale a alternativa correta.
Antônia compra de Margarete um uma joia por R$10.000,00 acreditando veementemente que tratava-se ser de ouro 18 quilates verdadeiro. No entanto, após a compra Antônia descobre que o produto era falsificado, tratando-se de verdadeira bijuteria.
Qual o defeito presente neste negócio jurídico?
Escolha uma:
a.
Vício do consentimento coação.
b.
Vício do consentimento erro.
c.
Vício do consentimento estado de perigo.
d.
Vício do consentimento lesão.
e.
Vício do consentimento dolo. Incorreto
Respostas
respondido por:
28
Resposta:
Letra B
Explicação:
Os vícios do negócio jurídicos estão elencados nos arts. 138 até 165 do Código Civil Brasileiro. Explica Caio Mario que o erro ocorre:
"Quando o agente, por desconhecimento ou falso conhecimento das circunstâncias, age de um modo que não seria a sua vontade, se conhecesse a verdadeira situação, diz-se que procede com erro." (PEREIRA, Caio Mario. Instituições de Direito Civil, pag 432, 2002)
respondido por:
15
Resposta:
CORRETA: Vício do consentimento erro.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA 29/05/21
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás