• Matéria: Português
  • Autor: jesus7renan3p680yl
  • Perguntado 4 anos atrás

O trecho a seguir pertence ao romance Infância, de Graciliano Ramos. Leia-o atentamente para responder ao que se pede nos itens a) e b).


Sem dúvida o meu aspecto era desagradável, inspirava repugnância. E a gente da casa se impacientava. Minha mãe tinha a franqueza de manifestar-me viva antipatia. Dava-me dois apelidos: bezerro-encourado e cabra-cega.

Bezerro-encourado é um intruso. Quando uma cria morre, tiram-lhe o couro, vestem com ele um órfão, que, neste disfarce, é amamentado. A vaca sente o cheiro do filho, engana-se e adota o animal. Devo o apodo ao meu desarranjo, à feiura, ao desengonço. Não havia roupa que me assentasse no corpo: a camisa tufava na barriga, as mangas se encurtavam ou alongavam, o paletó se alargava nas costas, enchia- se, como um balão.

RAMOS, Graciliano. Infância. Rio de Janeiro: Record, 2003. p. 144.



As palavras desagradável, desarranjo, desengonço, utilizadas no fragmento, apresentam um elemento morfológico em comum quanto ao processo de formação de palavras.



Identifique e classifique esse elemento. (3,0 pontos)

Qual é o significado desse elemento e de que maneira ele contribui para a caracterização do narrador-personagem do trecho acima? (7,0 pontos)

Respostas

respondido por: chiarafs
2

1) Todas as palavras possuem o prefixo "des-", que indica uma 'separação ou ação contrária. "Desarranjo", por exemplo, é composta do prefixo "des" mais a palavra "arranjo", alterando o sentido desta segunda.

2) O elemento em questão (prefixo "des-") é utilizado diversas vezes, indicando que o narrador-personagem por muitas vezes enxerga-se como um sujeito atípico, contrário às noções preestabelecidas de normalidade. A caracterização do narrador-personagem, portanto, utiliza-se desses meios para representá-lo como uma pesoa incomum.


jesus7renan3p680yl: muito obrigada :))
Perguntas similares