A obra renascentista intitulada "A criação de Adão" foi feita por volta de 1511 pelo famoso artista italiano Michelangelo. Esse é um trabalho realizado com a técnica do afresco e integra o conjunto de pinturas feitas no Teto da Capela Sistina, produzidas entre 1508 e 1512 por encomenda do papa Júlio II. A criação de Adão é a representação da passagem bíblica em que o criador do mundo, Deus, dá origem à humanidade, simbolizada na figura do primeiro homem, Adão. De acordo com qual teoria da ORIGEM DA VIDA esta obra se referencia ? *
a) PANSPERMIA CÓSMICA
b) CRIACIONISMO
c) EVOLUÇÃO QUÍMICA
d) PINTURA ÓLEO E TELA
c) MONA LISA DE DA VINCI
Respostas
Resposta:
A resposta correta seria a letra
b) CRIACIONISMO
Explicação:
A Criação de Adão é um fresco de 280 cm x 570 cm,[1] pintado por Michelangelo Buonarotti por volta de 1511, que fica no teto da Capela Sistina. A cena representa um episódio do Livro do Gênesis no qual Deus cria o primeiro homem: Adão.
Entretanto para analisar a imagem crucialmente é designada como que Deus é representado como um ancião barbudo, envolto em um manto que divide com alguns anjos. Seu braço esquerdo está abraçado a uma figura feminina, normalmente interpretada como Eva – que ainda não foi criada e, figuradamente, espera no céu para ganhar uma forma humana. O braço direito de Deus está esticado para criar o poder da vida de seu próprio dedo para Adão, o qual está com o braço esquerdo estendido em contraposição ao do criador. Os dedos de Adão e de Deus estão separados por uma pequena distância.
As posições de Deus e Adão, a pintura do braço direito de Deus e esquerdo de Adão são quase idênticas e representam o fato de que, como diz o Gênesis 1,27, "Deus criou o homem à sua imagem e semelhança".
O dedo indicador de Adão, a mais famosa representação do fresco, não é de facto um trabalho de Michelangelo. Ele foi danificado durante reparos de um desabamento em meados do século XVI e foi reprimido e repintado por um restaurador do Vaticano.
Resposta:
b) CRIACIONISMO
Explicação: