Sobre o conceito que envolve a obra Parangolé, em que o espectador deve interagir com ela, quais são
suas impressões sobre este tipo de trabalho? Você acha mais interessante obras de arte que você pode
interagir ou aquelas que você apenas contempla, observa? Por quê?
Respostas
O Parangolé é uma obra elaborada com muitos acessórios como: estandartes, bandeiras, tendas e capas de vestir. São diversas camadas de panos coloridos e quando utilizados na dança mostram sua verdadeira magia. O movimento é parte fundamental da obra para que revele então todas as suas camadas.
Obra idealizada pelo artista Hélio Oiticica que buscou expressar a quebra dos paradigmas do tradicionalismo.
É extremamente interessante obras com esse conceito, pois ao promover essa interação ela causa sensações diferenciadas das obras apenas contemplativas e muda o comportamento das pessoas ao seu redor.
É um conceito fantástico e moderno, pois vivemos numa era onde o tempo de concentração está ainda mais curto e limitado, porém obras com essa proposta de interação estão em movimento constante fazendo com que seu espectador não fique estagnado e acompanhe o movimento interagindo sempre.
Os Parangolés surgiram a partir da década de 1960, através das experiências de Hélio Oiticida juntamente com a comunidade da Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira, que fica no Rio de Janeiro.
Oiticida considera os Parangolés como a "totalidade-obra", pois é uma experiência onde há a fusão de estruturas, danças, palavras, cores, músicas e fotografias. Assim, bandeiras, tendas e capas podem se prender nessas obras, por meio de camadas de panos coloridos.
É através da vestimenta dos Parangolés e do movimento executado pelo sujeito que as estruturas são reveladas. Portanto, o público deixa de ser somente espectador e passa a ser participante da obra.
Continue estudando em: https://brainly.com.br/tarefa/11694200