Adotou o trabalhismo como política de governo. Promulgou as leis trabalhistas (CLT) assegurando uma série de direitos aos trabalhadores, e ao mesmo tempo manteve os trabalhadores sob o rígido controle estatal, interferindo na vida sindical com práticas autoritárias e repressivas. Estas medidas foram adotadas durante o governo... *
1 ponto
(A) Eurico Gaspar Dutra
(B) Juscelino Kubitschek
(C) Jânio Quadros
(D) Getúlio Vargas
Respostas
Resposta:
Letra D.
Explicação:
A CLT surgiu pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943, sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas, unificando toda legislação trabalhista existente no Brasil. Seu principal objetivo é a regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho, nela previstas.
d) Getúlio Vargas
A partir de 1942, já sentindo a pressão internacional, visto que o Brasil havia entrado na guerra ao lado dos países dito democráticos e se organizava, politicamente, como uma ditadura, o governo de Vargas começa a visualizar uma fórmula para se manter no poder. É nesse contexto que vai surgir o fenômeno conhecido como “trabalhismo”, no qual a teoria da outorga de direitos trabalhistas por parte do governo Vargas vai se difundir, como um modo de propaganda do governo.
O principal porta-voz dessa ideologia foi Marcondes Filho, que ocupou o cargo de Ministro do Trabalho no período de 29/12/41 a 29/10/45 e que mantinha uma fala semanal, toda quinta-feira, no programa a Hora do Brasil, durante 10 minutos.