• Matéria: História
  • Autor: juliana41677
  • Perguntado 4 anos atrás

pesquisa sobre quem são os portugueses militares?​

Respostas

respondido por: VictorFujwara15
2

Oi!

"Quem são os portugueses militares?"

Eu fiz uma resposta com essa pergunta, mas não dava pra mim citar um dos acontecimentos que os militares enfrentaram, que é a: Guerra da Independência.

Resposta:

"Depois da morte de D. Fernando que deixa como herdeira a filha menor D. Beatriz, casada com o rei de Castela, muitos portugueses temeram pela perda da independência. A rainha viúva D. Leonor era a regente e odiada pelo povo. Além disso, dizia-se que tinha como amante o conde Andeiro. Alguns nobres preferiam que o candidato ao trono fosse um filho de Pedro e Inês, D. João que esteve casado com a irmã da rainha mas matou-a e fugiu para Castela."

Outro possível candidato era o Mestre de Avis. Um rico burguês de Lisboa Álvaro Pais e Nuno Álvares Pereira estão do seu lado.[...] Em Dezembro de 1383, o Mestre de Avis vai ao paço da rainha, onde se encontrava o Andeiro e mata-o. Corre o boato de que o Mestre corria perigo e o povo acorre ao paço. O Mestre aparece são e salvo e o povo aclama-o Regedor e Defensor do Reino, mas tudo em nome do seu irmão fugido. Sem perder mais tempo, D. Nuno reúne alguns homens e conquista o castelo de S. Jorge ou convence o alcaide a entregá-lo. O Mestre de Avis nomeia D. Nuno fronteiro do Alentejo que parte com 1000 homens, reunindo mais alguns pelo caminho.

Quem não ficou nada contente foi o rei de Castela que vai a Santarém, onde estava a rainha e demite-a. Considera-se ele mesmo o rei de Portugal e em 1384 inicia a invasão de Portugal. Entre Maio e Setembro põe cerco a Lisboa. O cerco é feito por terra e mar, mas um surto de peste leva-o a desistir do cerco em terra. Entretando em Abril, D. Nuno consegue uma importante vitória na batalha dos Atoleiros. Isto vem mostrar que era possível ter um exército baseado em forças populares.

No ano seguinte em Abril, reúnem-se as cortes de Coimbra, onde se destaca João das Regras. O Mestre de Avis é eleito rei de Portugal e nomeia D. Nuno condestável. Em Maio, uma força de castelhanos invade a Beira e é derrotado na batalha de Trancoso. O exército de Castela é reunido numa grande força de 30 000 soldados e invade Portugal pela Beira para cercar Lisboa. O rei e o condestável estão reunidos em Abrantes a decidir o que fazer. Enquanto que o rei pensa em fazer uma guerra de guerrilha, D. Nuno defende um combate definitivo e dirige-se com os seus soldados para Tomar, onde o rei acaba por se juntar com mais soldados num total de cerca de 7000 soldados. O exército português vence o castelhano na batalha de Aljubarrota e assim consolida-se o trono português. Nova batalha é ganha por D. Nuno em Valverde contra uma força superior à de Aljubarrota. Seguem-se escaramuças e alguns cercos contra cidades de Castela. São assinadas tréguas em 1411 com o tratado de Ayllón.

Essa foi a guerra da Independência, decidi colocar em detalhes para ficar mais explicadinho;

Espero ter ajudado vc!!

Bons Estudos!♥️


juliana41677: obg pela resposta Vi!
VictorFujwara15: Dnd! tmj!
respondido por: cidaazevedo1708
2

Resposta:

Resposta:

muito simples, as projeções cartográficas representam varias visões do mundo, e podem sim, expressar estratégias, objetivos políticos, militares e econômicos, tendo em vista que, todo mapa apresenta distorções da realidade retratada uma vez que se representa no plano uma realidade em terreno curvo (representa/transforma o tridimensional em um plano bidimensional). O objetivo principal de um mapa é fazer a representação do espaço, e para isso, é preciso selecionar as informações para facilitar seu manuseio, e é aí que entra a maneira de influência: quem desenvolveu/desenvolve essas projeções, podem fazê-la da maneira que bem entender, seja para mostrar (fielmente ou não) uma maior ou menor área que um determinado continente possui, tudo isso para representar “poder/status” ou até mesmo “pobreza” de um determinado continente.

Um exemplo clássico rs, dessa influência é a bandeira da ONU (Organização das Nações Unidas), que nada mais é do que a disputa clara da União Soviética e os Etados Unidos (vale lembrar que o mapa presente na bandeira é uma Projeção Azimutal ou Plana ou Geopolítica)


juliana41677: obg pela resposta!!
cidaazevedo1708: :)
Perguntas similares