A história do homem é a história da origem e do desenvolvimento das diversas formas de organização social. Qual categoria, inerente ao desenvolvimento da sociedade, direcionou a construção das relações sociais, da forma como elas são na sociedade capitalista?
A. Os laços familiares de consangunidade.
B. O trabalho como ativdade humana.
C. A organização em comunidades.
D. A divisão de classes sociais.
E. O maior número de propriedades.
Respostas
Por conta da Revolução Industrial e a divisão de classes iniciou-se uma novo sistema econômico, o capitalismo e com ele surgiu novas formas de se relacionar, portanto, a alternativa D está correta.
Assim, muitas pessoas foram divididas em proletários que era constituído pelos empregados das fábricas e os burgueses que eram os mais ricos e donos das fábricas.
Assim, havia a exploração dos proletariados pelos burgueses.
Resposta:
LETRA B:
O trabalho como atividade humana.
Explicação:
Por meio do trabalho, o homem construiu a base das relações sociais, e a própria história encarregou-se da sua complexificação, por meio da tecnificação, da divisão sexual do trabalho e da globalização dos mercados. Além disso, ele criou os complexos sociais como a política, o direito, a cultura, a filosofia, etc., para o bom funcionamento da ideologia dominante. Portanto, os laços familiares de consanguinidade e a organização em comunidades não influenciaram muito a construção das relações sociais. A divisão de classes sociais e a propriedade privada surgem com a instauração do trabalho explorado na sociedade capitalista.