Um resumo de onde, quando, como e as consequências de:
Guerras e revoluções mundiais (1° e 2° Guerras Mundias e a Revolução Russa).
Nascimento da República no Brasil.
Revoltas urbanas e rurais da primeira república.
Fases (República da espada, república oligárquica).
Era Vargas.
Crise de 29 e o Newdeal nos EUA.
Guerra Fria.
Ditadura militar no Brasil.
Redemocratização do Brasil e a reconstrução da cidadania.
Respostas
Resposta:
A história da República Brasileira foi marcada por inúmeros golpes de Estado e pela instabilidade política, cenário que parece ter mudado no início do século XXI.
A História da República Brasileira iniciou-se em 1889 com a Proclamação da República e acompanhou todo o período posterior, até o século XXI. A difusão dos ideais republicanos remonta ao período colonial, como durante a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, no final do século XVIII. Apesar dos ideais e das revoltas buscarem a superação da monarquia, apenas no final do século XIX, com o fim do escravismo, as elites agrárias do país aceitaram organizar o Estado brasileiro nos moldes republicanos.
O fato de a República nascer como uma aceitação das elites e ter sido realizada através da espada do exército brasileiro conformou um caráter autoritário e excludente do Estado brasileiro, garantindo os privilégios das classes dominantes e a negação de direitos às classes exploradas durante muito tempo. A participação do exército na vida política nacional foi também uma constante da história republicana do país, que pode ser dividida em algumas fases.