• Matéria: Português
  • Autor: maysadosanjosnunesda
  • Perguntado 4 anos atrás

alguém sabe me responder qual e o remédio que não pode toma pois pode aborta o bebê?​

Respostas

respondido por: DMXIII
0

De acordo com a Drª. Sheila Sedicias, Ginecologista

Praticamente todos os remédios são contraindicados na gravidez e só devem ser utilizados sob orientação médica. Para avaliar o risco/benefício que o medicamento pode trazer durante a gravidez, a FDA (Food and Drug Administration) criou uma classificação de risco.

De acordo com a FDA, os medicamentos classificados como risco D ou X estão proibidos durante a gravidez porque podem causar mal formação fetal ou aborto, e os medicamentos desaconselhados para usar durante a gravidez são os de risco B e C devido a ausência de estudos realizados em mulheres grávidas. Dessa forma, somente os medicamentos com risco A podem ser usados durante a gestação, mas sempre sob orientação do obstetra.

A informação sobre o risco que o medicamento possui está presente na sua bula e por isso a gestante só deve tomar os remédios receitados pelo médico durante a gestação, mas também deve ler a bula para verificar se existe risco ou quais são os efeitos colaterais que podem ocorrer.

Remédios só com prescrição médica

Remédios só com prescrição médica

Classificação dos medicamentos quanto ao seu risco

A classificação dos medicamentos indica que:

Risco A - Não há evidência de risco em mulheres. Estudos bem controlados não revelam problemas no primeiro trimestre de gravidez e não há evidências de problemas nos segundo e terceiro trimestres.

Exemplos: Ácido fólico, Retinol A, Piridoxina, Vitamina D3, Liotironina.

Risco B - Não há estudos adequados em mulheres. Em experiência em animais não foram encontrados riscos, mas foram encontrados efeitos colaterais que não foram confirmados nas mulheres, especialmente durante o último trimestre de gravidez.

Exemplos: Benzatron, Gamax, Keforal, Sinvastatina, Busonid.

Risco C - Não há estudos adequados em mulheres. Em experiências animais ocorreram alguns efeitos colaterais no feto, mas o benefício do produto pode justificar o risco potencial durante a gravidez.

Exemplos: Hepatilon, Gamaline V, Pravacol, Desonida, Tolrest.

Risco D - Há evidências de risco em fetos humanos. Só usar se o benefício justificar o risco potencial. Em situação de risco de vida ou em caso de doenças graves para as quais não se possa utilizar remédios mais seguros.

Exemplos: Apirina ( Ácido Acetilsalicílico); Amitriptilina; Espironolactona, Azatioprina, Estreptomicina, Primidona, Benzodiazepinas, Fenitoína, Bleomicina, Fenobarbital, Propiltiouracil, Ciclofosfamida, Cisplatino, Hidroclorotiazida, Citarabina, Imipramina, Clobazam, Clorambucil, Valproato, Clorazepato, Cortisona, Mercaptopurina, Vincristina, Daunorrubicina, Metadona, Doxorrubicina, Enalapril.

Risco X - Estudos revelaram má formação fetal ou aborto. Os riscos durante a gravidez são superiores aos potenciais benefícios. Não usar em hipótese alguma durante a gravidez.

Exemplos: Tetraciclinas, Metotrexato, Penicilamina.

respondido por: clara3165
0

Resposta:

Exemplos: Apirina ( Ácido Acetilsalicílico); Amitriptilina; Espironolactona, Azatioprina, Estreptomicina, Primidona, Benzodiazepinas, Fenitoína, Bleomicina, Fenobarbital, Propiltiouracil, Ciclofosfamida, Cisplatino, Hidroclorotiazida, Citarabina, Imipramina, Clobazam, Clorambucil, Valproato, Clorazepato, Cortisona, ...

Explicação:

Espero ter ajudado :D

Perguntas similares