Diante das afirmativas com informações que tratam do legado deixado pelas civilizações da
antiguidade estudadas, preencha as lacunas com VERDADEIRO ou FALSO.
a) ( ) A mesopotâmica teve pouca importância na antiguidade e menos ainda para a
sociedade contemporânea, pois nada deixou de legado, o seu povo não conseguiu se
desenvolver em nenhuma área do conhecimento ficando dependendo de outros povos até ser
totalmente extinta.b) ( ) Os egípcios deixaram legado para a medicina por causa dos processos de
mumificação; para a astronomia porque controlavam as épocas de cheia e vazantes do rio Nilo;
para a agricultura por conta das construções de diques e canais que aumentaram a produção; para
a matemática e engenharia pelas construções das pirâmides; e, sem contar os hieróglifos na
escrita.
c) ( ) O legado do Império persa distinguiu-se tanto por feitos quanto pela forma de
administração, conquistaram grande áreas de terras, criaram e padronizaram o sistema de
moedas, construíram aquedutos subterrâneos, canais e poços, trabalharam na arquitetura dos
Templos, na organização social e da economia.
d) ( ) O maior legado fenício foi, sem dúvida, a criação de um sistema de escrita,
formado por 22 letras, que ficou conhecido como alfabeto. Os fenícios não foram os
criadores da escrita, já que antes deles houve os sumérios, com a escrita cuneiforme, e os
egípcios, com os hieróglifos.
e) ( ) O principal legado que os hebreus deixaram foi no âmbito religioso. Eles foram
os primeiros povos a adotar o monoteísmo, ou seja, a crença em um único Deus. Também de
destacam na literatura, destacando o Antigo Testamento, que é a primeira parte da Bíblia.
Respostas
Resposta:
A) F; B) V; C) V; D) V; E) V.
Explicação:
a) (F) A mesopotâmica teve pouca importância na antiguidade e menos ainda para a sociedade contemporânea, pois nada deixou de legado, o seu povo não conseguiu se desenvolver em nenhuma área do conhecimento ficando dependendo de outros povos até ser totalmente extinta.
A arquitetura foi a principal arte da Mesopotâmia, com destaque para a construção de palácios e templos. Zigurates era o nome dado ao templo que possuía uma torre na sua parte superior de onde os sacerdotes observavam os astros
b) (V) Os egípcios deixaram legado para a medicina por causa dos processos de mumificação; para a astronomia porque controlavam as épocas de cheia e vazantes do rio Nilo; para a agricultura por conta das construções de diques e canais que aumentaram a produção; para a matemática e engenharia pelas construções das pirâmides; e, sem contar os hieróglifos na escrita.
Um dos conhecimentos mais importantes e impressionantes é sobre o desenvolvimento nas áreas de medicina e farmacologia.. Além disso, os papiros também mostram o processo de cirurgias delicadas, o engessamento de membros que tiveram ossos quebrados e um conhecimento avançado de todo o sistema circulatório do corpo humano. Um dos métodos mais utilizados pelos egípcios era o da mumificação, que consiste em uma série de processos (químicos e físicos) para a preservação dos corpos.
c) (V) O legado do Império persa distinguiu-se tanto por feitos quanto pela forma de administração, conquistaram grande áreas de terras, criaram e padronizaram o sistema de moedas, construíram aquedutos subterrâneos, canais e poços, trabalharam na arquitetura dos templos, na organização social e da economia.
A grande extensão dos domínios persas era um grande entrave para a administração imperial. Dessa forma, o rei Dario I promoveu um processo de descentralização administrativa ao dividir os territórios em unidades menores chamadas de satrapias. Em cada uma delas um sátrapa (uma espécie de governante local) era responsável pela arrecadação de impostos e o desenvolvimento das atividades econômicas. Para fiscalizar os sátrapas o rei contava com o apoio de funcionários públicos que serviam como “olhos e ouvidos” do rei. Além de contar com essas medidas de cunho político, o Império Persa garantiu sua hegemonia por meio da construção de diversas estradas.
d) (V) O maior legado fenício foi, sem dúvida, a criação de um sistema de escrita, formado por 22 letras, que ficou conhecido como alfabeto. Os fenícios não foram os criadores da escrita, já que antes deles houve os sumérios, com a escrita cuneiforme, e os egípcios, com os hieróglifos.
Os primeiros símbolos surgiram na região da baixa Mesopotâmia e consistiam em ideogramas e pictogramas que eram desenhos representativos de objetos. Esse sistema facilitava o entendimento nos mais diversos idiomas. Assim, estava sanada a possibilidade de registrar, armazenar dados e representar a história. Com o passar do tempo, porém, os símbolos ficaram numerosos e representá-los era complexo. Era preciso a criação de um modelo que comportasse a formação de palavras. Em princípio, o modelo desenvolvido pelos semitas com base na escrita egípcia - hieróglifos - foi utilizado durante 3 mil anos. Era um alfabeto silábico considerado prático, elaborado com base na escrita cuneiforme com formas gráficas e desenhos.
e) (V) O principal legado que os hebreus deixaram foi no âmbito religioso. Eles foram os primeiros povos a adotar o monoteísmo, ou seja, a crença em um único Deus. Também de destacam na literatura, destacando o Antigo Testamento, que é a primeira parte da Bíblia.
Os hebreus foram um dos primeiros povos a cultuar um único deus, isto é, eram monoteístas. No judaísmo, religião professada pelos hebreus, o único deus é Javé, cuja imagem não pode ser representada em pinturas ou estátuas. O judaísmo é baseado nos Dez Mandamentos supostamente revelados a Moisés no monte Sinai. Os dois traços característicos da religião dos hebreus são o monoteísmo e o salvacionismo isto é a crença na vinda de um Messias ou Salvador para libertar o povo hebreu.