• Matéria: Filosofia
  • Autor: marianalima150311
  • Perguntado 4 anos atrás

) Durante a República da Espada ocorreram duas Revoltas da Armada. Sobre essas revoltas não podemos considerar que: *
1 ponto
a) Em novembro de 1891, quando o Legislativo tentou criar regras que impusessem mais limites aos poderes do presidente, Deodoro ordenou o fechamento do Congresso, alegando que realizaria uma revisão da Constituição para aumentar a força do Poder do Executivo da União. A pressão de aliados de Floriano Peixoto e de civis descontentes, somada com a Primeira Revolta da Armada, liderada pelo almirante Custódio de Melo), levou à renúncia do marechal Deodoro em 23 de novembro de 1891.
b) Com a renúncia de Deodoro assumiu seu vice Floriano Peixoto. Seu governo ficou marcado por polêmicas sobre sua adequação à Constituição ou não. Oposicionistas argumentavam que Floriano deveria convocar novas eleições, conforme previsto no Art. 42 da Constituição de 1891. Seus apoiadores diziam que este artigo não era válido, pois a primeira presidência fora escolhida de forma indireta. Essa polêmica resultou em uma Segunda Revolta da Armada (1893-1894), liderada por Custódio de Melo, interessado em concorrer ao cargo de presidente, e pelo monarquista Saldanha da Gama.
c) O apoio do Exército, das classes populares e dos Congressistas dos principais Estados brasileiros foi essencial para que Floriano derrotasse a Segunda Revolta da Armada em 1894. Remanescentes dessa Revolta da Armada ainda participaram de uma guerra civil dentro do estado do Rio Grande do Sul.
d) Durante a Segunda Revolta da Armada os revoltosos bombardearam os fortes do Exército no litoral. Esse ataque pressionou o presidente Floriano Peixoto a renunciar.​

Respostas

respondido por: anajuliap50
0

Resposta:

12154546

Explicação:

Perguntas similares