1) Leia o texto e responda como se pede:
Um dos grupos mais atuantes era o Centro Cívico Palmares, fundado na capital paulista em 1920. De início, sua proposta era bem audaciosa: montar uma biblioteca somente para negros. Contudo, com o forte clima racista da época, a instituição mudou seu rumo e envolveu-se diretamente com a luta social. [...] Com dinamismo, o Centro também impulsionou o nascimento, em 1924, do principal canal de comunicação negra do período, o jornal O Clarim. Mais tarde chamado de O Clarim d’Alvorada, o periódico inaugurava uma nova estratégia de divulgação e ação. Sua ideia era a de apresentar personagens negras cujas trajetórias haviam incentivado a continuidade das lutas e a promoção da igualdade racial. E, para isso, era fundamental resgatar memórias ancestrais e exemplos na história nacional e internacional.
Com base no texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que melhor destaca os objetivos da imprensa negra no pós-abolição.
a) Isolar os negros da sociedade brasileira e, com isso, evitar que os indivíduos sofressem com a discriminação racial.
b) Manter a população negra informada sobre os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, além de valorizar sua identidade cultural.
c) Fazer com que a população negra reconhecesse sua inferioridade frente à raça branca para, assim, lutar contra o racismo e as desigualdades
d) Integrar a população negra à sociedade brasileira e contribuir para a recuperação de sua autoestima, desmantelada pelo racismo e pela escravidão.
2) Sobre as políticas afirmativas, é INCORRETO afirmar que:
A) destinam recursos em benefício de grupos sociais discriminados e vitimados pela exclusão e discriminação vivenciadas ao longo de anos da história de um país.
B) são medidas cujo objetivo é combater discriminações étnicas, raciais, religiosas ou de gênero, aumentando a participação de minorias no processo político, no acesso à educação, à saúde, ao emprego, a bens materiais, às redes de proteção social e/ou ao reconhecimento cultural.
C) atuam, exclusivamente, por meio da repressão aos discriminadores ou da conscientização dos indivíduos que podem vir a praticar atos discriminatórios a um grupo específico de pessoas.
D) propõe, entre outros aspectos, a aplicação de cotas nas universidades e no serviço públicos, bolsas de estudo em instituições privadas e determinação de cotas mínimas de participação na mídia, na política e em outras áreas para grupos que não tiveram igualdade de oportunidade devido à discriminação e ao racismo.
3) A população mista do Brasil deverá ter, dentro de um século, um aspecto bem diferente do atual. As correntes de imigração europeia, que aumentam a cada dia e em maior grau o elemento branco dessa população, terminarão, ao fim de certo tempo, por sufocar os elementos dentro dos quais poderiam persistir ainda alguns traços do negro.
LACERDA, João Baptista de. Congresso Universal das Raças. Rio de Janeiro: s.n. 1912.
De que o fenômeno o texto acima está tratando?
A) Do completo extermínio da população negra brasileira, defendido pelas teorias raciais.
B) Do branqueamento da população brasileira, provocado pela entrada dos imigrantes europeus.
C) Do declínio da raça branca no Brasil, causado pela mistura a traços da população negra.
D) Da transformação da população do Brasil, ocasionada pela segregação dos grupos
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
(b) Manter a população negra informada sobre os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, além de valorizar sua identidade cultural.
Explicação:
respondido por:
0
Resposta:
B
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás