1) A afirmação de que a linguagem jornalística é IMPARCIAL, OBJETIVA e somente INFORMA se comprova pelo conteúdo do fragmento de reportagem destacado acima:
a) Sim, pois o fragmento apenas relata o fato objetivamente.
b) Não, pois quem escreveu o texto usa adjetivos como surpresos, “admirou-se”, “impressionado” para expressar as reações dos professores.
c) Não se trata de fragmento de texto jornalístico.
d) A definição de imparcial ou parcial, subjetiva ou objetiva não é importante na linguagem jornalística.
e) Nenhuma das alternativas.
2. Leia novamente o texto inicial. O USO DAS ASPAS em “Que qualidade musical!" e em "Ele tem futuro, pois é bastante ritmado e dono de uma métrica absolutamente correta" INDICA:
a) discurso direto (as falas do entrevistado).
b) ironia, pois o entrevistado não faz um elogio ao estudante que toca piano.
c) ênfase ao que o entrevistado disse.
d) erro de uso de pontuação cometido por quem escreveu o texto.
e) o diálogo entre entrevistador e entrevistado.
....ME AJUDEM....
Respostas
Resposta:
1 b) Não, pois quem escreveu o texto usa adjetivos como surpresos, “admirou-se”, “impressionado” para expressar as reações dos professores.
2 a) discurso direto (as falas do entrevistado).
Resposta:
1- B- Não, pois quem escreveu o texto usa adjetivos como surpresos, “admirou-se”, “impressionado” para expressar as reações dos professores.
2- A- discurso direto (as falas do entrevistado).
Explicação:
1- A resposta correta é a alternativa da letra B, pois no fragmento da reportagem, o verbo EMOCIONA, a locução verbal FICARAM SURPRESOS, os adjetivos “ADMIROU-SE”, “IMPRESSIONADO” expressam a subjetividade dos entrevistados e opção de quem escreve o texto, de quem relata o conteúdo.
2- A resposta correta é a alternativa “A”, pois as aspas, nos enunciados em destaque, indicam o DISCURSO DIRETO, ou seja, as falas, respostas do entrevistado transcritas pelo jornalista.
ESPERO TER AJUDADO
SE PUDER MARCAR COMO MELHOR RESPOSTA AGRADEÇO !!