Monte parágrafos com base nos assuntos a seguir:
1) O combate à depressão na sociedade brasileira
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Desde o iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa o combate à depressão na sociedade brasileira, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática e a problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade do país, seja pela omissão governamental, seja pelo comportamento social.
É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, a ausência de apoio do governo ao combate à depressão rompe essa harmonia, haja vista que não há programas e instituições que prestam amparo aos indivíduos que sofrem com este transtorno mental.
Outrossim, destaca-se o comportamento social como impulsionador do problema. De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que a sociedade não tem cumprido o seu papel no combate à depressão, abordando esse assunto de maneira superficial e negligenciando apoio às pessoas que têm depressão.
É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Destarte, o Governo Federal deve criar programas que incentivem o combate à depressão, promovendo a conscientização de que esta é uma doença que necessita de atenção e assistência da sociedade. Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas, e essas mudam o mundo. Logo, o Ministério da Educação (MEC) deve instituir, nas escolas, palestras ministradas por psicólogos, que discutam o combate à depressão, a fim de que o tecido social se desprenda de certos tabus para que não viva a realidade das sombras, assim como na alegoria da caverna de Platão.