O etanol (C2H5OH), presente em bebidas alcoólicas, é uma das substâncias psicoativas mais consumidas por homens e mulheres, sendo seu uso estimulado em algumas situações como, por exemplo, em festas e comemorações. No entanto, o consumo de bebidas alcoólicas, sem moderação, pode trazer sérias consequências: acidentes de trânsito ou de trabalho, hepatopatias e também quadros de dependência. A concentração de etanol varia muito nas diversas bebidas, conforme indicado no quadro abaixo:
Dado: Densidade do álcool: 0,8g/mL
Considerando os dados acima e também seus conhecimentos de Química, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falso:
cerceja: 5%
vinho: 12%
cachaça: 40%
Dado: Densidade do álcool: 0,8g/mL
Considerando os dados acima e também seus conhecimentos de Química, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falso:
I. ( ) Uma pessoa, ao consumir 1 lata de cerveja (350 mL), ingere 17,5 g de etanol.
II.. ( ) O volume de etanol em um cálice de vinho (100 mL) é diferente ao volume de etanol em meia dose de cachaça (30 mL).
Justifique as alternativas, e apresente os cálculos das alternativas I e II.
Respostas
Resposta: I. Falsa.
II. Falsa.
Explicação: I. 350 mL de cerveja, tem 5% de etanol, uma vez que o percentual alcóolico é de 5%. Logo,
Volume(alcool) = 5% de 350mL
V(álcool) = ×350
∴ V(álcool) = 17,5 mL
Dessa forma, a afirmativa I é falsa. Vamos, agora, achar a massa do etanol, sabe-se que a densidade do etanol é 0,8g/ml, então:
Densidade =
0,8 =
massa = 0,8 . 17,5
∴ massa = 14 gramas.
II. Dada os percentuais alcoólicos do vinho e da cachaça, 12% e 40%, respectivamente, deve-se obter o volume de etanol em certas quantidades de bebidas. Portanto, a quantidade de etanol em 100mL de vinho é,
V(etanol-vinho) = 100×
V(etanol-vinho) = 12mL
E a quantidade de etanol em 30mL de cachaça é:
V(etanol-cachaça) = 30×
V(etanol-cachaça) = 12mL
Desse modo, a afirmativa II é falsa, pois os volumes de etanol são iguais.