Respostas
Resposta: Os prótons, os nêutrons e os elétrons são as três partículas principais que formam um átomo. Como seus nomes sugerem, os primeiros são carregados positivamente, os segundos não têm carga (são neutros) e os terceiros têm carga negativa. Os elétrons têm pouquíssima massa, enquanto os prótons e os nêutrons têm massa quase idêntica.
Explicação: Prótons: partícula de carga positiva, com massa e que se encontra no núcleo do átomo. Nêutrons: partícula neutra, com massa, que serve para neutralizar a força elétrica de repulsão entre os prótons no núcleo do átomo. Elétrons: partícula negativa, extremamente leve, que orbita em eletrosfera ao redor do núcleo do átomo.
Próton (p+) é uma das pequenas partículas que constituem o átomo, que é a menor partícula de um elemento químico. O próton, ou protão (conforme português europeu), é formando por três quarks, que são outras subpartículas.
Os elétrons são partículas de carga negativa que ficam girando ao redor do núcleo atômico e possuem massa 1836 vezes menor que a dos prótons e nêutrons. Os elétrons são partículas que fazem parte da constituição do átomo.
Nêutrons são partículas atômicas, ou seja, fazem parte da composição dos átomos. Os nêutrons foram identificados pela primeira vez em 1932, pelo físico inglês James Chadwick (1891-1974). Ela se faz presente no núcleo do átomo juntamente com os prótons (que possuem carga positiva).