Turma:
Autor:
Naum tive filhos (27/04/2021)
“Habilidade essencial: Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding.”
. Leia o excerto do texto trabalhado em aula e responda.
[...]
— Olhe que lá fora é isto mesmo que você vê aqui, continuou voltando-se para D. Severina, senhora que vivia com ele maritalmente, há anos. Confunde-me os papéis todos, erra as casas, vai a um escrivão em vez de ir a outro, troca os advogados: é o diabo! É o tal sono pesado e contínuo. De manhã é o que se vê; primeiro que acorde é preciso quebrar-lhe os ossos... Deixe; amanhã hei de acordá-lo a pau de vassoura!
[...]
No texto, a linguagem caracteriza-se como
Formal
Informal
Errada
Respostas
respondido por:
24
linguagem informal
sorte !!
fernandocesar69:
a resposta certa é formal.
respondido por:
3
No texto, a linguagem caracteriza-se como formal.
Podemos afirmar isso, pois há uma preocupação com o que está sendo dito, isto é, há marcas linguísticas que apontam para uma linguagem monitorada. Isso pode ser percebido, por exemplo, nestes fragmentos:
- "Confunde-me" >> Uso da ênclise, isto é, do pronome "me" depois do verbo. Isso é comum na linguagem formal. Informalmente, seria "me confunde", ou seja, ocorreria o uso proclítico do pronome.
- "hei de acordá-lo ">> Estrutura comum no uso formal, com viés rebuscado.
- " vai a um escrivão">> regência de acordo com a norma culta. Informalmente, é comum "vai em".
LINK: brainly.com.br/tarefa/5839074
BONS ESTUDOS!
Anexos:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás