Juca-Pirama é uma obra indianista em que se narra o drama do último descendente da tribo Tupi, feito prisioneiro pelos Timbiras. No Canto IV, estes permitem que o índio cativo, prestes a ser sacrificado, narre seus feitos. Assinale abaixo o que for correto sobre o poema:
( ) Nas duas primeiras estrofes, o eu-lírico (o índio cativo) dirige-se aos inimigos, exaltando suas próprias origens e as nobres qualidades de seu povo.
( ) Na segunda estrofe, percebe-se que a causa da dispersão e ruína do povo Tupi está na força do homem branco.
( ) Na terceira estrofe, o índio refere-se às experiências guerreiras de outras tribos, guerras e batalhas das quais ele não toma parte.
( ) A tribo dos Aimorés está sendo associada, pelo eu-lírico, às ideias de coragem, bravura e dignidade, na quarta estrofe.
( ) Nas estrofes quatro e cinco, constata-se com amargor o fato de que homens fortes e confiantes, bravos guerreiros, são dominados pela covardia e traição de outros homens.
( ) Da terceira à última estrofes, o índio cativo procura mostrar seu passado de lutas, coragem, sofrimento, traição, mortes, o que deve engrandecê-lo aos olhos da tribo inimiga.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
correta a 6
Explicação:
o índio cativo procura mostrar seu passado de lutas, coragem, sofrimento, traição, mortes, o que deve engrandecê-lo aos olhos da tribo inimiga.
respondido por:
1
Resposta:
Correta a 6
Explicação:
o índio cativo procura mostrar seu passado de lutas, coragem, sofrimento,traição, mortes o que deve engrandece-lo aos olhos da tribo inimiga
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás