• Matéria: História
  • Autor: AnaVitoriaOliveira22
  • Perguntado 9 anos atrás

quais são os argumentos usado pelo cientistas político estadunidense Francis Fukuyama para defender a teoria do fim da história? Desenvolva contra-argumentos para essa teoria.

Respostas

respondido por: makmorales
233
Olá,

O fim da história é um termo que já havia sido empregado anteriormente por Georg Wilhelm Friedrich Hegel e acabou voltando à tona com as publicações do norte-americano Francis Fukuyama.

A ideia do estadunidense é que a democracia liberal prosperou no mundo após vencer o nazifascismo, regimes nacionalistas e socialistas.

Para ele, essa vitória culminou em um período de estagnação, onde ocorrem pequenos eventos isolados pelo globo, mas há uma estabilidade geral no sistema democrático liberal, o que causa "o fim da história" como conhecemos, uma vez que quando estudamos a história, vemos que ela se trata, antes de tudo, de uma série de conflitos.

Você pode contra-argumentar afirmando que nos últimos anos e décadas tivemos crises e até mesmo guerras de relevância, tal como a história é um conjunto de acontecimentos, não necessariamente exigindo que seja preciso haver conflitos, guerras em larga escala ou regimes buscando pela hegemonia.

Espero ter ajudado!
Perguntas similares