O Projeto Político Pedagógico (PPP) deve contemplar uma articulação coerente entre o cidadão que se pretende formar e a prática educativa cotidiana. Essa desejada coerência é condição indispensável para a efetivação de um trabalho docente consciente e comprometido com a transformação social. Paulo Roberto Padilha na sua obra "Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola", apresenta uma proposta para a construção do PPP alinhada a esses princípios. Sintetize-a.
Respostas
Resposta:
Espero ajudar...
Explicação:
O planejamento dialógico é assim chamado no planejamento educacional na perspectiva da escola cidadã. Em sua obra, Padilha apresenta utilizando-se de conceitos freirianos, metodologias oriundas de estudos do Instituto Paulo Freire e experiências com a Escola Cidadã em três capitais brasileiras. A ideia principal é explicar o planejamento socializado ascendente, que guia o autor enquanto procura aliar compromisso político com competência técnica. Ao discorrer da obra, Padilha estende tal planejamento ao nível da sala de aula, momento em que propõe pensar o espaço da sala de aula como círculo de cultura destinado à construção permanente do projeto político-pedagógico da escola.
O projeto Politico Pedagógico é um documento que define a identidade da unidade escolar. Onde se documenta os planos, sonhos, objetivos, ideais.
Nele se leva em conta características da escola, dos funcionários, e principalmente da comunidade. Características culturais, sociais, estruturais, entre outras.
Paulo Roberto Padilha acredita que todos os envolvidos no processo educativo devem participar da construção desse documento, afinal fazem parte da identidade da instituição. E que essa instituição deve ter total autonomia para trilhar o seu caminho de acordo com sua realidade.
O Projeto Politico pedagógico apesar de um documento oficial também deve ser flexível e se adaptar as mudanças na realidade da comunidade escolar.
Paulo Roberto Padilha também defendia que o PPP é um documento mutável, pois a escola é uma instituição coletiva que se reinventa, que muda diante das experiências vividas, por esse motivo é um documento que estará sempre em construção.
https://brainly.com.br/tarefa/21959222