Leia o excerto abaixo.
“[...] O centro dos primeiros sistemas da natureza não é o indivíduo, é a sociedade. É ela que se objetiva e não mais o homem.”
RODRIGUES, J. A. (Org.) Durkheim. São Paulo: Ática, 1978. p.201-202.
Nesse trecho, Durkheim propõe romper com o humanismo antropocêntrico dos modernos em favor de um novo modelo de conhecimento baseado no sociocentrismo. A partir do que está aqui mencionado e com base em nossas aulas, avalie as afirmativas abaixo:
I- Para Durkheim, a sociedade precede o indivíduo, de maneira que ela sempre o molda a comportar-se segundo aquilo que seja socialmente estabelecido.
II- Segundo Durkheim a sociedade é fruto da interação entre consciência coletiva e atos individuais, de modo que o indivíduo também pode moldá-la.
III- Para o sociólogo, não se deve buscar explicações subjetivas sobre a sociedade, mas razões sociais, ou seja, a forma de se compreender o que acontece numa sociedade e como a mesma funciona, é através de uma observação da mesma e não de atitudes individuais.
Marque a alternativa correta:
a) V V V
b) V V F
c) F F V
d) V F V
e) F F F
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Explicação:
A
respondido por:
0
A alternativa correta sobre o pensamento de Émile Durkheim sobre o indivíduo é a letra A. Portanto, todas estão corretas, dado que o sociólogo acreditava que todo ser humano era um agente transformador social, que era regido pela sociedade.
Conceito de estado para Émile Durkheim
De acordo com Émile Durkheim, o Estado é um regulador e controlador por natureza, visto que ele é quem controla o que passa em todas as esferas de conhecimento e educação, como as escolas, igreja, etc. Dessa forma, é o Estado o responsável por manter a segurança de todos através do controle maciço da sociedade.
Aprenda mais sobre Émile Durkheim aqui: brainly.com.br/tarefa/22805995
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás